Artigo científico: um gênero textual caleidoscópico

Autores/as

  • Regina Celi Mendes Pereira Universidade Federal da Paraíba
  • Raquel Basilio Universidade Federal da Paraíba
  • Poliana Dayse Vasconcelos Leitão Prefeitura Municipal de João Pessoa

Palabras clave:

Artigos científicos, Gêneros acadêmicos, Interacionismo Sociodiscursivo, Caleidoscópio.

Resumen

A partir do exame dos processos multifacetados de elaboração de artigos científicos durante uma experiência didática desenvolvida na disciplina de Pesquisa Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa (PAELP) do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba, este trabalho visa descrever o artigo científico como gênero caleidoscópico. Analisamos os textos elaborados no decorrer da disciplina, por meio dos aportes teóricos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (cf.: Bronckart 1999, 2006, 2008; Bulea 2010; Schneuwly e Dolz 2004), que, também, alicerçaram os procedimentos didáticos. Os dados gerados indicam a necessidade de ampliação das definições existentes sobre o gênero artigo científico e o papel decisivo das microações de linguagem nas estratégias de didatização do gênero artigo científico.

Publicado

2017-11-22

Cómo citar

Pereira, R. C. M., Basilio, R., & Leitão, P. D. V. (2017). Artigo científico: um gênero textual caleidoscópico. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 33(3). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35227