O QNP e as dificuldades de construção do objeto de pesquisa: uma experiência de aprendizagem mediada sobre o gênero projeto de pesquisa

Autores/as

  • Júlio Araújo UFC
  • Messias Dieb UFC
  • Sayonara Melo Costa UFC

Palabras clave:

Gêneros acadêmicos, Projeto de pesquisa, Experiência de aprendizagem mediada

Resumen

Apresentamos o quadro norteador de pesquisa (QNP) como ferramenta para o ensino do gênero projeto de pesquisa. Analisamos 15 QNPs      de alunos de Letras da Universidade Federal do Ceará, na disciplina  de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. As diversas versões de renamento desses quadros permitiram-nos observar 3 diculdades na construção dos objetos de pesquisa: 1) apreensão de conceitos, 2) planejar com coesão os eixos do quadro, 3) domínio da linguagem acadêmica. O QNP exigiu sosticado exercício de reexão na concatenação de ideias, representando um signicativo direcionamento para a fase seguinte da produção escrita do gênero em questão.

Publicado

2017-11-22

Cómo citar

Araújo, J., Dieb, M., & Costa, S. M. (2017). O QNP e as dificuldades de construção do objeto de pesquisa: uma experiência de aprendizagem mediada sobre o gênero projeto de pesquisa. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 33(3). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35229