A licenciatura como ato performativo: reflexões sobre a formação universitária do professor de Língua Portuguesa
Palabras clave:
Formação docente. Licenciatura em Letras. Profissionalização do professorResumen
Na política educacional brasileira, o diploma de licenciatura constitui uma
titulação acadêmica de nível superior que não apenas significa a conclusão
de um ciclo formal de estudos, mas, sobretudo, um ato performativo que
transforma, automaticamente, o graduado em um profissional habilitado
para atuar como professor de determinada disciplina na educação básica.
Neste artigo, problematizou-se se a concessão do diploma de licenciado
em Letras significa que todas as condições básicas necessárias para a
formação profissionalizante inicial do professor de língua portuguesa
foram atendidas. O quadro teórico conceitual que fundamentou a análise e
discussão das práticas de formação foi apresentado através da exposição
crítica das principais perspectivas de formação docente que influenciam
o debate no âmbito acadêmico. A avaliação do caráter performativo da
licenciatura se deu por meio da triangulação de três diferentes eixos: a
legislação educacional, os objetivos do ensino na educação básica e a
formação universitária do professor. Concluiu-se que a performatividade
da licenciatura em Letras não é acompanhada de uma profissionalização
efetiva.