TEACHERS' ACCOUNTS OF LANGUAGE VARIATIONS
Palabras clave:
Crenças de professores, Reflexão de professores, Variação lingüística, Construtos pessoais, Língua maternaResumen
O presente trabalho trata das perspectivas estigmatizantes que duas professoras de língua portuguesa trazem em relação às variações lingüísticas não-padrão de seus alunos. Teoricamente, meu estudo se embasa na Psicologia dos Construtos Pessoais, Transformação de Perspectivas na Educação de Professores, Bi-dialetalismo Transformador e Sensibilidade Crítica à Linguagem. Meus objetivos foram acessar e ponderar sobre as teorias implícitas das professoras sobre linguagem não-padrão e verificar como tais teorias afetam suas pedagogias. Suas aulas foram gravadas em vídeo e atividades com Mapas do Repertório de seus conceitos sobre língua portuguesa foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas segundo a abordagem tematizante da Fenomenologia Hermenêutica. O estudo mostra que as teorias implícitas das duas professoras sobre variação lingüística definem suas posturas pedagógicas com base no déficit lingüístico e na gramática. Tais posturas estão em constante tensão com a experiência vivida dos professores no campo da linguagem e da pedagogia, com as restrições das instituições escolares e com falhas de suas formações universitárias.Descargas
Publicado
2019-06-13
Cómo citar
Telles, J. A. (2019). TEACHERS’ ACCOUNTS OF LANGUAGE VARIATIONS. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 14(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/43472
Número
Sección
Articulos