A constituição da subjetividade no discurso da propaganda

Autores/as

  • Helena H. Nagamine Brandão Universidade de São Paulo

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar os constituintes da subjetividade, i. e., os modos como o falante, seu interlocutor e seus referentes são representados no discurso. O material de análise é um anúncio institucional escolhido a partir de um conjunto criado pela Petrobras. O foco da análise é o jogo interativo proposto pelo falante, por meio do uso de estratégias, com o objetivo de criar determinados efeitos de sentido, a fim de orientar a leitura (compreensão) do texto. A teoria subjacente é dada pela abordagem francesa em relação à Análise do Discurso, bem como por elementos da Teoria da Enunciação.

Publicado

2019-11-21

Cómo citar

Brandão, H. H. N. (2019). A constituição da subjetividade no discurso da propaganda. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 7(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45994

Número

Sección

Articulos