AVALIATIVIDADE VERBAL E VISUAL EM TEXTOS QUE DIVULGAM PESQUISAS DE OPINIÃO PÚBLICA

Autores/as

Palabras clave:

Avaliatividade. Multimodalidade. Opinião pública. Textos de divulgação

Resumen

Objetivamos investigar posicionamentos avaliativos em textos multimodais que congregam linguagem verbal e visual técnica. Com base nos sistemas de Avaliatividade verbal (Martin & White, 2005) e visual (Economou, 2009), analisamos 14 textos que divulgam pesquisas de opinião pública. Os resultados revelam que a estrutura das pesquisas é perpassada pelo fechamento dialógico e pelo direcionamento da manifestação avaliativa. Imagens técnicas apresentam a gradação (principalmente de força) como sinal avaliativo inerente. O engajamento é marca recorrentemente inscrita, via seleção de cores, inserção de dados intertextuais, destaques, comparações de dados e arranjo do texto. Os posicionamentos avaliativos evocados são condicionados ao contexto de recepção (nível de leitura, percepção do assunto, p. ex.) e às conduções interpretativas inscritas pela equipe editorial. Sendo assim, da coleta à divulgação, a opinião pública é sutilmente construída, e a Avaliatividade tem papel essencial nesse processo.

Biografía del autor/a

Cristiane Salete Florek, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (2008), Mestrado (2015) e Doutorado (2018) em Letras (ênfase Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria. Atuou como professora substituta do Departamento de Comunicação Social (UFSM-FW) entre 2015-2016. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Crítica de Gênero, Análise do Discurso Multimodal, Multiletramentos,Gêneros acadêmmicos. O foco de estudo do doutorado foi o resumo acadêmicoa gráfico (graphical abstracts) de Química e Engenharias. Atualmente, realiza pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Maria.

Sara Regina Scotta Cabral, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Mestrado (2002) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Realizou pós-doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a supervisão da Profa. Dra. Leila Barbara, abordando os processos verbais no discurso jornalístico. Faz parte do Grupo do CNPq SAL (Sistêmica, Ambientes e Linguagens), da Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social (UFSM) e do Grupo de Estudos em Linguística Funcional (UFOP). É membro a Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (ALSFAL). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Maria, onde atua em cursos de graduação e de pós-graduação. Suas pesquisas envolvem Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem com foco em Língua Portuguesa na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional e do Sistema de Avaliatividade, com especial atenção para o tratamento dos dados utilizando a Linguística de Corpus.

Publicado

2022-02-25

Cómo citar

Florek, C. S., & Scotta Cabral, S. R. (2022). AVALIATIVIDADE VERBAL E VISUAL EM TEXTOS QUE DIVULGAM PESQUISAS DE OPINIÃO PÚBLICA. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 37(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/49165

Número

Sección

Articulos