OS GÊNEROS DO MÉTIER DOCENTE: A LINGUAGEM COMO INSTRUMENTALIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR

Autores/as

Palabras clave:

Inventário de Gêneros. Gêneros do Discurso. Letramentos. Discurso Docente. Métier Docente.

Resumen

 

Ao focalizar o métier do professor, verifica-se que, para concretizar o real da atividade, esse profissional usa e ensina a linguagem. Ocorre que, muitas vezes, ele pode encontrar dificuldade na execução de tarefas cotidianas por não ter se apropriado de gêneros do discurso inerentes a seu fazer. Imerso nas temáticas de linguagem e formação docente (Bakhtin, 2011; Rojo, 2015; Kleiman, 2008), este estudo busca inventariar os gêneros do discurso que constituem o trabalho do professor nos quatro níveis de ensino e refletir sobre a importância desses textos na concretização do fazer docente. A pesquisa se justifica pelo potencial que tem de contribuir para as discussões sobre os currículos de formação do professor, considerando a necessidade de se (re)conhecer o relevante papel desses gêneros do discurso em sua prática. A partir de um levantamento empírico, foi possível inventariar os gêneros utilizados no exercício da docência e organizá-los em quatro funções discursivas: atividade rotineira, comunicação interpessoal, planejamento e documentação.

 What do you want to do ?New mailCopy

Biografía del autor/a

Ada Magaly Matias Brasileiro, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Mestre e doutora em Letras: Linguística e Língua Portuguesa. Professora da UFOP. What do you want to do ?New mailCopy

VIVIANE Raposo Pimenta, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Mestre e doutora em Letras - Linguística e Língua Portuguesa.

Professora da UFOP.

 What do you want to do ?New mailCopy

Publicado

2022-02-25

Cómo citar

Brasileiro, A. M. M., & Pimenta, V. R. (2022). OS GÊNEROS DO MÉTIER DOCENTE: A LINGUAGEM COMO INSTRUMENTALIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 37(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/49397

Número

Sección

Articulos