A gente se vê por aqui: a interpelação ideológica na sociedade do espetáculo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202339252292

Palabras clave:

análise do discurso, mídia, publicidade de autopromoção, interpelação ideológica

Resumen

Nosso objetivo é realizar uma análise discursiva e psicanalítica da publicidade de autopromoção da Rede Globo a partir de alguns slogans institucionais da emissora. Desde o início, e nos mais diferentes momentos históricos, a propaganda de autopromoção buscou representar as emissoras (e, por consequência, a própria televisão) como representantes do Brasil, como espelho no qual o Brasil pode (ou deveria) se reconhecer. Tornando-se o semblante que ocupa o lugar do Outro nas sociedades do espetáculo, a televisão busca estratégias que (imaginariamente) eliminem a distância do sujeito em relação ao Outro, reforçando a ilusão de autonomia dos sujeitos. A análise proposta centra-se no slogan Globo, A gente se vê por aqui e buscará entender e interpretar os efeitos da interpelação ideológica condensada no enunciado no âmbito específico das sociedades do espetáculo.

Biografía del autor/a

Leda Verdiani Tfouni, USPDepartamento de Psicologia e Educação

Análise do discurso, psicanálise, mídia

Juliana Cristina Silva, da, Universidade de S. Paulo- USP

Dep. de Psicologia. Análise do discurso, mídia, psicanálise

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Publicado

2023-09-30

Cómo citar

Tfouni, L. V., & Silva, da, J. C. (2023). A gente se vê por aqui: a interpelação ideológica na sociedade do espetáculo. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 39(2). https://doi.org/10.1590/1678-460X202339252292