Teoria do texto e teoria do ensino: notas para um concerto interdisciplinar

Autores/as

  • Sandoval Nonato Universidade de São Paulo. São Paulo, SP

Palabras clave:

Interação. Perspectiva interdisciplinar. Teoria do ensino. Teoria do texto

Resumen

Este texto propõe articular dois conjuntos de aportes teóricos para a compreensão de um episódio de interação em uma turma de 1o . Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de São Paulo (Brasil): por um lado, uma teoria linguística – especialmente aquela desenvolvida no campo dos estudos do texto – e, por outro lado, uma teoria didática – especialmente aquela desenvolvida no campo das didáticas disciplinares. O exercício de confronto proposto permite, por hipótese, recolocar o problema das relações fronteiriças entre o linguístico e o didático no empreendimento de descrição e análise da interação em sala de aula.

Publicado

2021-02-08

Cómo citar

Nonato, S. (2021). Teoria do texto e teoria do ensino: notas para um concerto interdisciplinar. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 36(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52553

Número

Sección

Questões e Problemas