Dizeres da revista Veja: memória e intervocalidade na composição da estética da voz de sucesso
DOI:
https://doi.org/10.1590/1678-460X202339461948Palabras clave:
discursos de sucesso, estética da voz de sucesso, intervocalidade, sujeitos de sucessoResumen
Esse artigo visa analisar como é posto em manutenção a estética da recepção do sucesso. Em específico, analisa-se a matéria da revista Veja, Quem é Aurora, a cantora norueguesa citada pela Fuvest, publicada em 2019. Em razão da veiculação das materialidades sobre a voz cujos efeitos produzem sujeitos e sentidos do sucesso, busca-se compreender o funcionamento das memórias da voz de sucesso no entrelaçamento dessas com a tessitura discursiva sobre a voz/sujeito em ascensão. Para tal observação, sustentada pela noção de interdiscurso, utiliza-se o aparato teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa. Mobiliza-se a interdiscursividade na perspectiva da “intervocalidade”, embasando essa abordagem pela noção do pré-construído de sucesso (Soares, 2018a, 2018b, 2018c). Dessa forma, pretende-se compreender a movência dos pré-construídos de sucesso como parte dinâmica da plataforma de alcance da fama, ressignificando seu funcionamento a partir do sucesso como memória constitutiva da estética vocal. Como resultado, espera-se compreender os funcionamentos discursivos midiáticos buscando responder como a manutenção da estética da recepção, em boa medida, provém dos pré-construídos de sucesso, engendrados nas redes de dizeres sobre a fama.
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