O trabalho com gêneros orais em contexto acadêmico: o que dizem os estudantes de Letras de uma universidade federal?

what do Literature students at a federal university say?

Autores/as

  • Joaquim Junior da Silva Castro Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Dedilene Alves de Jesus Oliveira Universidade Federal de Viçosa (UFV)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202440468795

Palabras clave:

gêneros orais, letramentos acadêmicos, formação docente

Resumen

O objetivo deste artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado, foi analisar a presença de gêneros orais nas práticas de letramento acadêmico dos alunos de Letras de uma universidade pública. Nesta perspectiva, lançamos mão de estudos de letramentos acadêmicos (Street, 2014, dentre outros), de estudos de oralidade na formação inicial docente (Luna, 2016, 2017; Mattos, 2019; Storto & Fonteque, 2021), além dos estudos acerca do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2006), para enfocar o conceito de gênero textual. Como metodologia, elaboramos entrevistas semiestruturadas com quatro estudantes de Letras - Português. Nossos dados foram coletados por meio de gravações em vídeo, via Google Meet, sendo posteriormente transcritos. Como procedimento para as análises, recorremos aos Segmentos de Orientação Temática e Segmentos de Tratamento Temático (SOT-STT) (Bronckart, 2008). Os resultados nos levaram a compreender que há poucas vivências dos graduandos com gêneros acadêmicos orais na licenciatura (seminário e apresentação de pôster). Com isso, constatamos uma ausência de inserção dos discentes em diferentes práticas constitutivas da esfera acadêmica, considerando que há outros gêneros orais que poderiam ser aprofundados e trabalhados.

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Publicado

2024-12-30

Cómo citar

Castro, J. J. da S. ., & Jesus Oliveira, D. A. de . (2024). O trabalho com gêneros orais em contexto acadêmico: o que dizem os estudantes de Letras de uma universidade federal? what do Literature students at a federal university say?. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 40(4). https://doi.org/10.1590/1678-460X202440468795