LETRAMENTO & LETRAMENTOS: UMA PERSPECTIVA SÓCIOCULTURAL DOS USOS DA ESCRITA

Autores/as

  • Márcia Regina Terra

DOI:

https://doi.org/10.1590/delta.v29i1.9865

Palabras clave:

letramentos/letramento, leitura/escrita, Novos Estudos do Letramento

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar uma retrospectiva de estudos sobre o letramento(s), para defender os usos da escrita em contextos educacionais a partir de proposições dos Novos Estudos do Letramento, uma visão transdisciplinar que assume uma abordagem sócio-cultural da linguagem e do letramento (Cf. Barton, Heath, Gee, Graff, Marcushi, Rojo, Signorini, Soares, Ribeiro etc.). São problematizadas questões tais como: se existe ou não consenso no campo do letramento; a natureza da crise do letramento escolar; se a tecnologia demanda letramentos mais sofisticados; as relações entre leitura/escrita poder e cultura; como novos letramentos impactam os letramentos na sala de aula etc. Concluo que a perspectiva dos Novos Estudos do Letramento é um caminho profícuo para a (re)definição de um letramento escolar capaz de possibilitar ao aluno chances de aplicar em sua vida extraclasse os conteúdos que ele está aprendendo na escola.

Biografía del autor/a

Márcia Regina Terra

Dra em linguística aplicada, pela unicamp; Ms em LA pela Unitau. Professora em cursos livres de formação linguística para o trabalho; pesquisadora das relações LM/LE e letramentos.

Publicado

2014-04-23

Cómo citar

Terra, M. R. (2014). LETRAMENTO & LETRAMENTOS: UMA PERSPECTIVA SÓCIOCULTURAL DOS USOS DA ESCRITA. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 29(1). https://doi.org/10.1590/delta.v29i1.9865

Número

Sección

Articulos