LETRAMENTO & LETRAMENTOS: UMA PERSPECTIVA SÓCIOCULTURAL DOS USOS DA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.1590/delta.v29i1.9865Palabras clave:
letramentos/letramento, leitura/escrita, Novos Estudos do LetramentoResumen
O objetivo deste artigo é apresentar uma retrospectiva de estudos sobre o letramento(s), para defender os usos da escrita em contextos educacionais a partir de proposições dos Novos Estudos do Letramento, uma visão transdisciplinar que assume uma abordagem sócio-cultural da linguagem e do letramento (Cf. Barton, Heath, Gee, Graff, Marcushi, Rojo, Signorini, Soares, Ribeiro etc.). São problematizadas questões tais como: se existe ou não consenso no campo do letramento; a natureza da crise do letramento escolar; se a tecnologia demanda letramentos mais sofisticados; as relações entre leitura/escrita poder e cultura; como novos letramentos impactam os letramentos na sala de aula etc. Concluo que a perspectiva dos Novos Estudos do Letramento é um caminho profícuo para a (re)definição de um letramento escolar capaz de possibilitar ao aluno chances de aplicar em sua vida extraclasse os conteúdos que ele está aprendendo na escola.Descargas
Publicado
2014-04-23
Cómo citar
Terra, M. R. (2014). LETRAMENTO & LETRAMENTOS: UMA PERSPECTIVA SÓCIOCULTURAL DOS USOS DA ESCRITA. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 29(1). https://doi.org/10.1590/delta.v29i1.9865
Número
Sección
Articulos