EXPANSÃO E CONTRAÇÃO DIALÓGICA NA MÍDIA: INTERTEXTUALIDADE ENTRE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E JORNALISMO

Autores

  • Désirée Motta Roth
  • Anelise Scotti Scherer

DOI:

https://doi.org/10.1590/delta.v28i0.19373

Palavras-chave:

gênero discursivo, popularização da ciência, recontextualização, intertextualidade

Resumo

Neste trabalho, exploramos o processo social e discursivo de popularização da ciência (PC) a partir dos conceitos de gênero discursivo, recontextualização e intertextualidade. Assumimos uma perspectiva interdisciplinar, aliando princípios congruentes da Sociorretórica, da Linguística Sistêmico-Funcional e da perspectiva sócio-histórica do Círculo de Bakhtin. Enfocando o processo discursivo da midiatização de pesquisas científicas na internet, tomando por referência 60 notícias de PC em inglês, publicadas nos sítios eletrônicos da BBC News, Scientific American, Nature e ABC Science, entre 2004 e 2008. A mobilização de um conteúdo ideacional da ciência (uma nova pesquisa, sua metodologia e seus resultados) no contexto secundário da mídia jornalística eletrônica é implementada por um movimento de recontextualização de (partes ou todo de) textos e discursos da esfera de atividade científica para outra esfera jornalística, dando visibilidade à intertextualidade como um fluxo contínuo entre gêneros discursivos e contextos de um mesmo sistema de produção e manutenção da ciência. Nesse fluxo intertextual, forças de contração e expansão dialógicas são articuladas, resultando em um efeito monológico que evidencia uma visão tradicional de ciência.

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Como Citar

Roth, D. M., & Scherer, A. S. (2012). EXPANSÃO E CONTRAÇÃO DIALÓGICA NA MÍDIA: INTERTEXTUALIDADE ENTRE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E JORNALISMO. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 28(3). https://doi.org/10.1590/delta.v28i0.19373

Edição

Seção

Artigos