Reflexões sobre a formação inicial e a constituição da profissionalidade docente

Autores

  • Rafaela Fetzner Drey IFRS
  • Ana Maria de Mattos Guimarães UNISINOS

Palavras-chave:

Interacionismo sociodiscursivo, trabalho real/ concretizado, profi ssionalidade docente, formação docente.

Resumo

Este artigo pretende mostrar, a partir da análise de três dimensões dotrabalho docente – o prescrito, o real/concretizado e o representado – aemergência da profi ssionalidade docente de uma aluna-professora durantea realização do primeiro estágio supervisionado. O construto teórico basedo estudo é o interacionismo sociodiscursivo, no tocante à perspectivado ensino como trabalho, e também estudos de base sociolinguísticainteracional para análise dos dados de forma multimodal. O corpus éconstituído pelas fi lmagens de aulas da participante; pelas prescriçõesrecebidas do supervisor de estágio, pelos planejamentos de aulas doestágio e pela transcrição de entrevistas com a participante, todos geradosantes e depois da realização do estágio curricular do curso de licenciatura.Os resultados, analisados de forma multimodal (englobando análisediscursiva, de elementos de interação face a face e não-verbais), revelamo posicionamento da estagiária como atora de sua própria prática, mastambém deixam transparecer algumas de suas difi culdades.

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Como Citar

Drey, R. F., & Guimarães, A. M. de M. (2016). Reflexões sobre a formação inicial e a constituição da profissionalidade docente. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 32(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26763