Sequências Didáticas como instrumento potencial da formação docente reflexiva

Autores

  • Adair Vieira Gonçalves Universidade Federal da Grande Dourados
  • Mariolinda Rosa Romera Ferraz Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Interacionismo Sociodiscursivo, Gênero Textual, Transposição Didática, Sequência Didática.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de relatar uma formação continuada deprofessores da educação básica, que constitui a primeira etapa dodesenvolvimento de um projeto de pesquisa strictu sensu (Mestradoem Letras), e apresentar duas sequências didáticas dirigidas para oensino da produção de textos nos gêneros artigo de opinião e notícia. Aplanifi cação do material aconteceu durante o processo de mediação dedois professores colaboradores da pesquisa, por sua vez, pautada nosaportes teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (noque se refere à construção dos modelos e sequências didáticas) e nosparadigmas da pesquisa-ação e do trabalho colaborativo. No contextoinvestigado, a pesquisa colaborativa intervencionista é compreendidacomo uma metodologia efi caz para adentrar às escolas os produtos dapesquisa desenvolvida na Universidade.

Downloads

Como Citar

Gonçalves, A. V., & Ferraz, M. R. R. (2016). Sequências Didáticas como instrumento potencial da formação docente reflexiva. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 32(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26768