Aprendizagem de estudantes de inclusão:

Análise comparativa de três conceitos nas teorias Sócio histórica e autopoiese

Autores

  • Maria Dolores Fortes Alves Federal University of Alagoas
  • Cristina Miyuki Hashizume São Paulo Methodist University
  • Arlete R.S.S. Rosa Federal University of Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460x202257172

Palavras-chave:

aprendizagem; biologia; sócio-interacionismo; educação inclusiva

Resumo

Contextualizados em políticas públicas educacionais brasileiras de inclusão (dos últimos 20 anos) discutiremos teórica e metodologicamente a abordagem sócio-histórica de Vygostky, comparando-a com uma abordagem teórico-metodológica da Autopoiese, de Maturana e Varela que também partem da análise biológica humana na aprendizagem. Discutiremos os conceitos de ambos os autores, focando-nos na análise sobre o desenvolvimento e a aprendizagem. Por fim, relacionamos esses dois autores a partir de suas aproximações e suas diferenças, com vistas a cotejar possibilidades de atuação na formação de professores no Brasil.

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Fortes Alves, M. D., Hashizume, C. M., & Rosa, A. R. (2022). Aprendizagem de estudantes de inclusão:: Análise comparativa de três conceitos nas teorias Sócio histórica e autopoiese. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 38(1). https://doi.org/10.1590/1678-460x202257172