Políticas afirmativas e inclusão:

formação continuada e direitos

Autores

  • Cristina Miyuki Hashizume Universidade Metodista de São Paulo
  • Maria Dolores Fortes Alves Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460x202257203

Palavras-chave:

Políticas Afirmativas; Educação Inclusiva; discurso; prática.

Resumo

O presente ensaio discute as políticas afirmativas e os direitos dos estudantes com deficiência, e aborda brevemente o histórico das políticas afirmativas no Brasil tecendo reflexões a partir da educação inclusiva. Os objetivos são: a) refletir sobre as intersecções entre direitos, inclusão escolar e ações afirmativas, inserindo o debate da inclusão escolar num âmbito mais amplo da inclusão social e direito, e especificamente; b) reconhecer o estudo das Políticas Afirmativas como fundante para qualificar o debate sobre as políticas públicas em educação inclusiva; c) colaborar com reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação continuada de professores para educação inclusiva. Na discussão proposta, a formação de professores deve subsidiar estudantes para que estes atuem como protagonistas de direitos, no que se refere à inclusão escolar. Ensinar direitos aos estudantes requer construir sua autoestima para argumentar objetiva e solidariamente a favor das diferenças.

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Hashizume, C. M., & Alves, M. D. F. (2022). Políticas afirmativas e inclusão:: formação continuada e direitos. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 38(1). https://doi.org/10.1590/1678-460x202257203