Prosódia da fala emotiva:

Como leitores de diferentes níveis de escolaridade processam aspectos pragmáticos na leitura em voz alta

Autores

  • Alcione de Jesus Santos UFMG
  • Rui Rothe-Neves UFMG
  • Vera Pacheco UESB
  • Virginia Maria Ferreira Silveira Baldow UESB

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460x202258945%20

Palavras-chave:

reading proficiency; prosody; emotions.

Resumo

A fim de correlacionar proficiência leitora e aspectos prosódicos, caracterizou-se a leitura em voz alta de leitores em diferentes níveis de escolaridade quanto ao comportamento acústico de frases alvo sob o escopo das emoções básicas alegria, raiva e tristeza, bem como na forma neutra. Buscou-se mostrar como estes diferentes perfis de leitores processam aspectos pragmáticos do texto escrito. Para isso, foram produzidos textos cujos contextos semânticos incitavam as emoções supracitadas. Os textos foram lidos em voz alta e gravados para análise acústica. Os escores brutos foram submetidos a análises estatísticas. O teste estatístico evidenciou diferenças significativas entre as diferentes emoções, bem como entre as diferentes emoções e a forma neutra, para indivíduos mais escolarizados. Verificamos que valores acústicos de F0, de intensidade e de taxa de elocução são significativamente aumentados em emoções como a alegria e a raiva e diminuídos na tristeza.

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Publicado

2023-09-09

Como Citar

Santos, A. de J. ., Rothe-Neves, R. ., Pacheco, V. ., & Baldow, V. M. F. S. . (2023). Prosódia da fala emotiva: : Como leitores de diferentes níveis de escolaridade processam aspectos pragmáticos na leitura em voz alta. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 38(3). https://doi.org/10.1590/1678-460x202258945