Aprendizagem do português, construção de identidade: um estudo de caso de um estudante paquistanês no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/1678-460X202440266668Palavras-chave:
Português como língua adicional, teoria da identidade, teoria sociocultural, estudantes de pós-graduação em intercâmbioResumo
Com o crescente interesse por idiomas menos comuns, o Português como Língua Adicional (PLA) vem ganhando popularidade, principalmente no âmbito acadêmico. Apesar disso, pesquisas sobre estudantes estrangeiros de pós-graduação aprendendo português no Brasil ainda são escassas. Este estudo investiga a reconstrução cultural e identitária de um desses estudantes. Ancorado na teoria de Vygotsky (1978) e embasado na Teoria Sociocultural da Aprendizagem de Segunda Língua (Lantolf, 2013) e na teoria do investimento (Norton, 1995), exploramos as experiências de um estudante estrangeiro de pós-graduação em uma universidade pública do sul do Brasil. Nossa análise revela uma interação complexa entre o desenvolvimento da linguagem e a integração cultural, sugerindo que o participante alcançou seus objetivos acadêmicos e profissionais - incluindo a conclusão bem-sucedida dos cursos de português - por meio da proficiência linguística. Ao revisitar a identidade muçulmana de Abdul, fica mais claro como as identidades sociais são construídas e reconstruídas nas interações sociais. Isso destaca as limitações das visões simplistas sobre a aprendizagem - são muito mais intrincadas do que costumamos perceber. A interação entre interações sociais, dinâmicas de poder e desenvolvimento da linguagem torna-se clara: esses elementos estão fundamentalmente ligados.
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