O efeito do processo terapêutico para problemas de fluência de fala no discurso de pais
Palavras-chave:
gagueira, pais, terapia.Resumo
Objetivo: Estudar, por intermédio do discurso de pais, os efeitos e a efetividade de um processo terapêutico para problemas de fluência de fala baseado em uma abordagem dialético-histórica. Método: Trata-se de pesquisa qualitativa para a qual foram feitas entrevistas semi-estruturadas a três famílias em atendimento terapêutico com a pesquisadora. A entrevista iniciou-se com a frase: Fale-me sobre o processo terapêutico de seu filho. O entrevistador interferiu de modo a garantir que os entrevistados falassem sobre a visão que tinham e tem de seus filhos e de sua fala e das mudanças que observaram. As entrevistas transcritas, foram categorizadas de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin em 4 categorias: Abordagem Terapêutica; Vivências e Afetos; Causas e Visão que os Pais têm do Filho, da Linguagem e da Gagueira, esta última estruturada em 3 sub-categorias: Sentimentos/Pensamentos sobre a Gagueira/Linguagem; Situações Sociais e Características da Comunicação. Resultados/Discussão: Os efeitos terapêuticos observados a partir da analise das categoria foram: em Abordagem Terapêutica relatos dos pais de que, diferentemente de outras abordagens, na abordagem dialético histórica sentiram-se parte integrante do processo terapêutico. Na categoria Vivências e Afetos relatos de que momentos de fala antes sentidos como aflitivos e exaustivos, passaram a ser compartilhados e apreendidos como parte integrante do processo de produção de fala e de que compreenderam que os seus sentimentos tem efeitos sobre a fala das crianças. Na categoria Causas relatos que relacionaram o surgimento da gagueira a algum evento importante de suas vidas. Na categoria Visão que os Pais têm do Filho, da Linguagem e da Gagueira relatos sobre como era a fala de seus filhos; sobre as mudanças observadas nessa fala; sobre o estigma que eles e seus filhos carregavam e sobre sua compreensão de que os contextos sociais intensificavam a gagueira. Conclusão: esses efeitos indicam que o processo terapêutico apoiado na vertente dialético histórica foi efetivo para os participantes desta pesquisa. Indicam também que essa efetividade não se avalia apenas pela diminuição da gagueira e da disfluência das crianças, mas, principalmente, pela mudança da atitude dos pais em relação a esta forma de fala, que permitiu tal diminuição. Tal resultado aponta para a necessidade e importância de realizar outros estudos a respeito desse tipo de abordagem terapêutica.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Thais Inocêncio Pires, Silvia Friedman
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.