O efeito do processo terapêutico para problemas de fluência de fala no discurso de pais

Autores

  • Thais Inocêncio Pires PUC-SP
  • Silvia Friedman PUC-SP

Palavras-chave:

gagueira, pais, terapia.

Resumo

Objetivo: Estudar, por intermédio do discurso de pais, os efeitos e a efetividade de um processo terapêutico para problemas de fluência de fala baseado em uma abordagem dialético-histórica. Método: Trata-se de pesquisa qualitativa para a qual foram feitas entrevistas semi-estruturadas a três famílias em atendimento terapêutico com a pesquisadora. A entrevista iniciou-se com a frase: Fale-me sobre o processo terapêutico de seu filho. O entrevistador interferiu de modo a garantir que os entrevistados falassem sobre a visão que tinham e tem de seus filhos e de sua fala e das mudanças que observaram. As entrevistas transcritas, foram categorizadas de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin em 4 categorias: Abordagem Terapêutica; Vivências e Afetos; Causas e Visão que os Pais têm do Filho, da Linguagem e da Gagueira, esta última estruturada em 3 sub-categorias: Sentimentos/Pensamentos sobre a Gagueira/Linguagem; Situações Sociais e Características da Comunicação. Resultados/Discussão: Os efeitos terapêuticos observados a partir da analise das categoria foram: em Abordagem Terapêutica relatos dos pais de que, diferentemente de outras abordagens, na abordagem dialético histórica sentiram-se parte integrante do processo terapêutico. Na categoria Vivências e Afetos relatos de que momentos de fala antes sentidos como aflitivos e exaustivos, passaram a ser compartilhados e apreendidos como parte integrante do processo de produção de fala e de que compreenderam que os seus sentimentos tem efeitos sobre a fala das crianças. Na categoria Causas relatos que relacionaram o surgimento da gagueira a algum evento importante de suas vidas. Na categoria Visão que os Pais têm do Filho, da Linguagem e da Gagueira relatos sobre como era a fala de seus filhos; sobre as mudanças observadas nessa fala; sobre o estigma que eles e seus filhos carregavam e sobre sua compreensão de que os contextos sociais intensificavam a gagueira. Conclusão: esses efeitos indicam que o processo terapêutico apoiado na vertente dialético histórica foi efetivo para os participantes desta pesquisa. Indicam também que essa efetividade não se avalia apenas pela diminuição da gagueira e da disfluência das crianças, mas, principalmente, pela mudança da atitude dos pais em relação a esta forma de fala, que permitiu tal diminuição. Tal resultado aponta para a necessidade e importância de realizar outros estudos a respeito desse tipo de abordagem terapêutica.

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Publicado

2012-10-08

Como Citar

Pires, T. I., & Friedman, S. (2012). O efeito do processo terapêutico para problemas de fluência de fala no discurso de pais. Distúrbios Da Comunicação, 24(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/11970

Edição

Seção

Artigos