Desempenho auditivo e comportamentos atípicos em crianças usuárias de implante coclear

Autores

  • Bruna Lins Porto Fonoaudióloga, mestranda,Hospital das Clínicas - HCFMUSP
  • Débora Befi-Lopes professora, doutora, Faculdade de Fonoaudiologia da USP
  • Maria Inês Couto professora, doutora, Faculdade de Fonoaudiologia da USP
  • Carla Gentile Matas professora, doutora, Faculdade de Fonoaudiologia da USP
  • Fernanda Dreux Fernandes professora, doutora, Faculdade de Fonoaudiologia da USP
  • Ana Cristina Hoshino Fonoaudióloga, doutora , Hospital das Clínicas HCFMUSP
  • Maria Valéria Goffi-Gomez Fonoaudióloga, doutora, Hospital das Clínicas HCFMUSP
  • Ricardo Ferreira Bento professor titular, doutor, Hospital das Clínicas HCFMUSP
  • Robinson Koji Tsuji Professor, doutor, Hospital das Clínicas HCFMUSP

Palavras-chave:

perda auditiva, transtorno autístico, implante coclear.

Resumo

O diagnóstico diferencial entre a perda auditiva e o autismo se dá por meio dos testes audiológicos e da observação clínica do comportamento geral da criança. O comportamento da criança pode ser avaliado por meio de escalas, como o Autism Behavior Checklist (ABC). O objetivo deste trabalho é analisar se comportamentos atípicos associados à perda auditiva podem interferir no desenvolvimento das habilidades auditivas pós-implante coclear. Este é um estudo híbrido (retro e prospectivo) e observacional. Foram incluídas crianças com perda auditiva neurossensorial bilateral congênita severa e profunda, usuárias de Implante Coclear (IC) multicanal e uso sistemático do IC, por pelo menos 3 meses. Foram excluídas as crianças que apresentaram inserção parcial ou inadequada dos eletrodos; alteração nas impedâncias dos eletrodos; má formação da orelha interna e/ou nervo auditivo; transtorno do Espectro da Neuropatia Auditiva. Foram selecionadas 27 crianças. Obtivemos os limiares auditivos com Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) pré-implante, o desempenho auditivo por meio do inventário IT-MAIS/MAIS no pré IC e pós IC e os limiares auditivos com IC. Prospectivamente, as mães responderam ao Inventário de Comportamentos Autísticos (ICA). Não houve correlação significativa entre o ICA, a evolução dos limiares audiométricos e a evolução do IT-MAIS/MAIS. Observou-se que os limiares audiométricos melhoraram consideravelmente pós IC na média do grupo avaliado. O mesmo ocorreu com o questionário IT-MAIS/MAIS. Por meio do questionário ICA, obtivemos a presença de três sujeitos com pontuação considerada alterada. O desenvolvimento das habilidades auditivas pode ser esperado como resultado do IC em crianças com comportamentos gerais atípicos e surdez severa a profunda bilateral associada.

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Publicado

2014-03-11

Como Citar

Lins Porto, B., Befi-Lopes, D., Couto, M. I., Matas, C. G., Fernandes, F. D., Hoshino, A. C., Goffi-Gomez, M. V., Bento, R. F., & Tsuji, R. K. (2014). Desempenho auditivo e comportamentos atípicos em crianças usuárias de implante coclear. Distúrbios Da Comunicação, 26(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/13827

Edição

Seção

Artigos