A expressividade do cinema mudo na construção de significados

Autores

  • Leilane Lima Sena de Andrade Vocal Assessoria e Consultoria
  • Ualisson Nogueira Nascimento Vocal Assessoria e Consultoria
  • Sofia Hardman Côrtes Quintela Vocal Assessoria e Consultoria
  • Larissa Azevedo Ramalho Vocal Assessoria e Consultoria
  • Macella Ferreira Bomfim Cabral Vocal Assessoria e Consultoria
  • Ingrid Caroline Barreto Mesquita Vocal Assessoria e Consultoria
  • Aline Almeida Fontes Vocal Assessoria e Consultoria
  • Renata Castelan Borges Vocal Assessoria e Consultoria
  • Leilane Lima Sena de Andrade Vocal Assessoria e Consultoria
  • Andrea Cristina Versuti Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

cinema como assunto, comunicação não verbal, fonoaudiologia.

Resumo

Objetivo: analisar como a expressividade corporal e facial favorecem a construção de significados no filme Tempos Modernos. Métodos: pesquisa qualitativa, de caráter analítico. Foi analisada a expressividade do personagem Carlitos em três trechos do filme, que aconteceram em uma fábrica, nomeados como: início, descanso e aceleração do trabalho. Os trechos foram observados e discutidos pelo grupo de estudo e pesquisa “A Voz e suas Interfaces”. Resultados: O primeiro momento analisado, início do trabalho na linha de produção, observou-se Carlitos com gestos mecânicos, postura rígida, ombros retraídos e lateralização de cabeça. Na expressividade corporal: tensão facial, olhos focados e cansados, lábios protruídos, elevação das sobrancelhas. A emoção revelada por sua expressividade foi surpresa. No segundo momento, durante seu descanso, permanece conforme todos os aspectos supracitados. Este dado enfatiza o cárater robotizado que sua função provoca no protagonista. No terceiro momento, em que há aceleração da esteira para aumentar a produção, o protagonista intensifica os gestos mecânicos para apertar as porcas, ao alongar o pescoço, com o movimento afirmativo de cabeça e elevação dos ombros. Apresenta expressão facial com tensão, olhos bem abertos e piscar constante, transmitindo as emoções de surpresa associada ao medo. Conclusão: No cinema mudo, o ator utiliza a expressividade corporal e facial para transmitir a emoção e o contexto sociopoliticocultural. Este estudo demonstra que, através da mídia, o fonoaudiólogo pode aperfeiçoar seus conhecimentos científicos quanto à expressividade e sua relação com as emoções humanas, favorecendo seu trabalho com os profissionais que utilizam esses meios para levar a mensagem.

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Biografia do Autor

Leilane Lima Sena de Andrade, Vocal Assessoria e Consultoria

Mestranda em Educação pela Universidade Tiradentes - UNIT

Especialização em Voz pelo Centro de Estudos da Voz - CEV

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Diretora e pesquisadora responsável da Vocal Assessoria e Consultoria

Professora Substituta do curso de Teatro da Universidade Federalde Sergipe - UFS

Ualisson Nogueira Nascimento, Vocal Assessoria e Consultoria

Especialização em voz em andamento pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional - IDE Cursos

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Sergipe

Pesquisador da Vocal Assessoria e Consultoria

Sofia Hardman Côrtes Quintela, Vocal Assessoria e Consultoria

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS

Pesquisadora da Vocal Assessoria e Consultoria

 

Larissa Azevedo Ramalho, Vocal Assessoria e Consultoria

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Sergipe

Pesquisadora da Vocal Assessoria e Consultoria

Macella Ferreira Bomfim Cabral, Vocal Assessoria e Consultoria

Especialização em Audiologia em andamento  pelo CEFAC

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS

Pesquisadora da Vocal Assessoria e Consultoria

Ingrid Caroline Barreto Mesquita, Vocal Assessoria e Consultoria

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS

Pesquisadora da Vocal Assessoria e Consultoria

Aline Almeida Fontes, Vocal Assessoria e Consultoria

Especialização em voz em andamento peloInstituto de Desenvolvimento Educacional - IDE Cursos

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS

Pesquisadora da Vocal Assessoria e Consultoria

Renata Castelan Borges, Vocal Assessoria e Consultoria

Especialização em Voz pelo Centro de Estudos da Voz - CEV

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Guarulhos - UnG

Pesquisadora da Vocal Assessoria e Consultoria

Leilane Lima Sena de Andrade, Vocal Assessoria e Consultoria

Mestranda em Educação pela Universidade Tiradentes - UNIT

Especialização em Voz pelo Centro de Estudos da Voz - CEV

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Andrea Cristina Versuti, Universidade Tiradentes

- Doutora em Educação, Ciência e Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

- Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes - UNIT

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Publicado

2014-02-23

Como Citar

Sena de Andrade, L. L., Nascimento, U. N., Côrtes Quintela, S. H., Ramalho, L. A., Cabral, M. F. B., Barreto Mesquita, I. C., Fontes, A. A., Borges, R. C., Lima Sena de Andrade, L., & Versuti, A. C. (2014). A expressividade do cinema mudo na construção de significados. Distúrbios Da Comunicação, 26(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/14753

Edição

Seção

Artigos