Youtube e surdez: análise de discursos de surdos no ambiente virtual

Autores

  • Priscila S. V. Festa Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Tuiuti do Paraná
  • Ana Cristina Guarinello Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Paraná
  • Ana Paula Berberian Pós Doutorado pelo Programa de Pós- graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Universidade Tuiuti do Paraná

Palavras-chave:

surdez, youtube, linguagem, internet, comunicação

Resumo

Atualmente, o YouTube tem dominado o segmento de vídeos online no mundo, não sendo diferente no Brasil. Devido à visualidade do site, o YouTube pode ser encarado como uma possibilidade de expressão para o sujeito surdo, na medida em que possibilita o registro e a circulação de discursos produzidos em língua de sinais. O objetivo desta pesquisa foi analisar os discursos produzidos por surdos em vídeos postados no YouTube a respeito da cultura surda, aspectos de convivência na sociedade entre surdos e ouvintes e movimentos políticos. Como metodologia de análise utilizou-se a análise qualitativa em abordagem sócio-histórica. A pesquisa nos ofereceu dados e condições para considerar que a ferramenta YouTube proporciona ao sujeito surdo um novo espaço interativo em sua produção discursiva pelo estabelecimento de interações. À luz da teoria da linguagem de Bakhtin, foi possível identificar as vozes sociais presentes nos discursos dos surdos, assim como os movimentos de alteridade, dialogia, enunciação, heteroglossia e responsividade. Mediante esta pesquisa, foi possível concluir que, através do YouTube, os surdos conseguiram estabelecer motivos para uma valorização do “ser surdo”, o que representa uma possibilidade de reconstrução de um novo olhar sobre a surdez por meio da língua de sinais.

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Publicado

2013-04-27

Como Citar

Festa, P. S. V., Guarinello, A. C., & Berberian, A. P. (2013). Youtube e surdez: análise de discursos de surdos no ambiente virtual. Distúrbios Da Comunicação, 25(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/14919

Edição

Seção

Artigos