Comportamento vocal de crianças em centro de educação infantil
Palavras-chave:
disfonia, criança, distúrbios da voz.Resumo
Introdução: A preocupação com a comunicação da criança impulsiona o fonoaudiólogo a atuar em instituições como os centros de educação infantil. Sabendo-se que problemas vocais poderão trazer prejuízos à comunicação e que a voz sofre as influências do meio, faz-se necessária a elaboração de programas de saúde vocal infantil institucionais. Para que se realize de maneira eficaz, é importante o conhecimento prévio sobre o comportamento vocal da população em que se pretende aplicar tais ações. Objetivo: Mensurar a prevalência de comportamentos de risco para a disfonia e quantificar a frequência de sinais de disfonia em pré-escolares. Material e Método: O estudo foi realizado em um centro de educação infantil municipal. Participaram os responsáveis e professora de 20 crianças pré-escolares, 11 meninos e 9 meninas, com idades entre 4 e 6 anos. Foi aplicado questionário constituído de 20 perguntas fechadas, relacionadas ao comportamento vocal das crianças. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade em que este estudo foi realizado, sob n° 350/11. Resultados: A maioria das crianças apresentou alta prevalência de comportamento de risco para disfonia. Foi encontrada maior prevalência nas meninas, alta frequência no comportamento de “gritar” e frequência significativa de sinais de disfonia, sendo que, em 10% das crianças, a voz rouca foi identificada como um sinal quase sempre presente. Conclusão: A prevalência de comportamentos de risco para a disfonia foi alta nas crianças estudadas e mostraram repercussões sobre os sinais e sintomas vocais.
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Copyright (c) 2014 Amanda Stamford Henrique Silva Guerra, Ana Nery Barbosa Araújo, Zulina Souza Lira, Jonia Alves Lucena, Adriana de Oliveira Camargo Gomes
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