Distribuição de pausas na interpretação de atores
Palavras-chave:
voz, linguagem, linguística.Resumo
Introdução: a literatura sobre o trabalho com a voz em atores de teatro privilegia a investigação de questões orgânicas envolvidas no processo vocal, como “mau uso” ou “abuso vocal”. Em menor quantidade, há trabalhos que destacam questões sobre interpretação e recursos expressivos, além de outros que destacam os recursos linguísticos da interpretação. O presente trabalho observa, justamente, um recurso linguístico – a pausa – e sua colaboração para a interpretação teatral. Objetivo: verificar em que medida ocorrem semelhanças e diferenças entre os locais julgados como de ocorrência de pausas na interpretação de um texto teatral. Método: foram sujeitos desta pesquisa quatro atores de teatro que interpretaram, individualmente, um mesmo texto teatral. Posteriormente, um grupo de dez juízes julgou os locais de ocorrência de pausas. Com base num critério de 70% de concordância entre os juízes, foram buscadas semelhanças e diferenças entre os locais julgados como pausa de cada gravação. Resultados: os quatro sujeitos apresentaram diferentes quantidades de pausa no trecho em comum que interpretaram: S1 = dez ocorrências; S2 = 14 ocorrências; S3 = seis ocorrências; e S4 = nove ocorrências. Nessa variação intersujeitos, foram detectados cinco locais de pausa em comum. Conclusão: pudemos observar que essa variabilidade que caracteriza a subjetividade na interpretação, se constrói no interior de possibilidades dadas, com menor ou maior flexibilidade, dentro das possibilidades que oferece a estrutura do texto teatral.
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