Correlações entre condições do ambiente, organização do trabalho, sintomas vocais autorreferidos por professores universitários e avaliação fonoaudiológica

Autores

  • Emilse Aparecida Merlin Servilha Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
  • Jéssica Marchiori Correia Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Palavras-chave:

saúde do trabalhador, voz, distúrbios da voz, docentes.

Resumo

Introdução: Os fatores do trabalho podem facilitar os agravos à saúde e voz do professor. Objetivo: Correlacionar condições do ambiente, organização do trabalho, sintomas vocais auto-referidos por professores universitários e avaliação fonoaudiológica. Material e Método: 112 docentes responderam ao questionário de Condição de Produção Vocal-Professor adaptado, do qual foram selecionadas as respostas aos itens: identificação, avaliação do ambiente e organização do trabalho e voz. Foi realizada avaliação vocal perceptivo-auditiva e as vozes classificadas em sem ou com alteração. Os dados obtidos nestas duas fontes foram correlacionados. Resultados: Ruído e poeira foram as variáveis que mais obtiveram correlação estatística com os sintomas referidos pelos professores. A violência e o ambiente estressante foram os fatores de risco que mais apresentaram correlações positivas com os sintomas vocais. Os sintomas vocais proprioceptivos mais referidos pelos professores foram garganta seca e esforço ao falar, sendo estes indicativos de falta de hidratação e tensão excessiva durante a fala. A avaliação fonoaudiológica identificou um terço dos professores com distúrbio vocal, sendo a grande maioria de grau leve. Obteve-se correlação positiva com a avaliação fonoaudiologica para rouquidão e voz fraca auto-referidos. Quase a totalidade dos docentes referiu mais de três sintomas vocais. Conclusão: O ambiente de trabalho foi mais bem avaliado que a organização e obteve-se correlação positiva entre fatores do ambiente e organização do trabalho com sintomas vocais auto-referidos. Não foi constatada correlação entre estas condições e a presença de alteração vocal decorrente da avaliação fonoaudiológica.

 

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Biografia do Autor

Emilse Aparecida Merlin Servilha, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Doutor em Psicologia e Docente da Faculdade de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Jéssica Marchiori Correia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Graduanda em Fonoaudiolgia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

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Publicado

2014-09-12

Como Citar

Servilha, E. A. M., & Correia, J. M. (2014). Correlações entre condições do ambiente, organização do trabalho, sintomas vocais autorreferidos por professores universitários e avaliação fonoaudiológica. Distúrbios Da Comunicação, 26(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/16222

Edição

Seção

Artigos