Efeitos do tubo orotraqueal sobre a performance alimentar e sinais de estresse em recém-nascidos pré-termo

Autores

  • Vívian da Pieve Antunes Centro Universitário Franciscano.
  • Luana Cristina Berwig Universidade Federal de Santa Maria.
  • Eduardo Matias dos Santos Steidl Universidade Federal de Santa Maria.
  • Angela Regina Maciel Weinmann Universidade Federal de Santa Maria.

Palavras-chave:

Prematuro, Intubação, Alimentação.

Resumo

Verificar a influência da intubação orotraqueal sobre a performance alimentar, sinais de estresse e tempo de transição da sonda para a via oral plena, em recém-nascidos pré-termo.  Estudo observacional analítico, envolvendo 45 prematuros divididos em dois grupos: com o uso de tubo orotraqueal (uso de tubo orotraqueal GTOT, n=16) e sem uso de tubo orotraqueal (GSTOT, n=29). Avaliaram-se as seguintes variáveis: proficiência, taxa de transferência, desempenho alimentar e ocorrência de sinais de estresse (cianose, palidez, bradicardia e/ou queda na saturação de oxigênio), liberação da via oral e o tempo de transição da alimentação por sonda para a via oral plena. Os dados foram analisados através do software Stata 10, sendo considerado significativo um valor de p<0,05. A proficiência, taxa de transferência e o desempenho na primeira alimentação por via oral foi significativamente menor no grupo que usou tubo orotraqueal. Ainda, as crianças que não usaram tubo orotraqueal levaram menos da metade do tempo para obter a via oral plena, quando comparadas às que usaram (10,8±8,4 X 27,6±17,7 dias, respectivamente) (p<0,001). Não houve diferença entre os grupos quanto à ocorrência de sinais de estresse, na primeira alimentação por via oral. Conclui-se que o uso do tubo orotraqueal dificultou a aquisição da via oral plena, influenciando negativamente a performance alimentar de recém-nascidos pré-termo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vívian da Pieve Antunes, Centro Universitário Franciscano.

Fisioterapeuta (UFSM), especialista em Fisioterapia Neurofuncional (IPARS), mestre em Distúrbios da Comunicação Humana (UFSM), professora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Luana Cristina Berwig, Universidade Federal de Santa Maria.

Fonoaudióloga (UFSM), mestre em Distúrbios da Comunicação Humana (UFSM), especialista em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde (UFSM), mestre em Ciências da Saúde (UFSM). Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana (UFSM).

Eduardo Matias dos Santos Steidl, Universidade Federal de Santa Maria.

Fisioterapeuta (UNIFRA), mestre e doutorando em Distúrbios da Comunicação Humana (UFSM).

Angela Regina Maciel Weinmann, Universidade Federal de Santa Maria.

Médica Pediatra e Neonatologista (UFSM), doutora em Medicina (USP), professora do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana (UFSM).

Downloads

Publicado

2014-09-12

Como Citar

Antunes, V. da P., Berwig, L. C., Steidl, E. M. dos S., & Weinmann, A. R. M. (2014). Efeitos do tubo orotraqueal sobre a performance alimentar e sinais de estresse em recém-nascidos pré-termo. Distúrbios Da Comunicação, 26(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/17416

Edição

Seção

Artigos