A clínica fonoaudiológica e a aquisição do português como segunda língua para surdos

Autores

  • Ana Paula Santana Doutora em Linguística pela Unicamp. Universidade Federal de Santa Catarina– UFSM.
  • Ana Cristina Guarinello Doutora em Linguística pela UFPR. Universidade Tuiuti do Paraná.
  • Alexandre Bergamo Doutor em Sociologia pela USP. Universidade Federal de Santa Catarina.

Palavras-chave:

Estimulação Precoce, Fonoaudiologia, Desenvolvimento Infantil

Resumo

A partir da década de 1990, a educação bilíngue começa a ser discutida no Brasil. Tal proposta propõe que o surdo tenha acesso precoce à língua de sinais, sua primeira língua, e também preconiza que seja ensinada ao surdo, como segunda língua, a língua portuguesa na sua modalidade oral e/ou escrita. Se na educação essa abordagem já está delimitada, na prática fonoaudiológica encontramos várias questões que precisam ser mais bem analisadas, tais como: se a língua de sinais é a língua dos surdos, porque a fonoaudiologia aparece nesse contexto? Por que, no campo da surdez, a clínica fonoaudiológica é o lócus de aquisição de uma segunda língua (L2)? A partir dessas questões, o objetivo deste artigo é discutir a abordagem terapêutica bilíngue e suas implicações para a clínica e para a família do surdo. Realizaremos uma discussão teórica que se dá a partir de uma análise crítica sobre a literatura da área. Nas análises realizadas, verificamos que o estatuto da clínica fonoaudiológica se modifica no trabalho, na terapia bilíngue. De cura e reabilitação para singularidade e possibilidades de aquisição de língua na modalidade oral/escrita em circunstâncias diferenciadas. Ao assumir essa proposta o fonoaudiólogo precisa modificar suas concepções sobre a linguagem, o sujeito e o processo terapêutico. Ou seja, é objeto de trabalho fonoaudiológico ressignificar a surdez e o surdo, afastando-o da patologia, da deficiência, da incapacidade e aproximando-o das possibilidades que se tem para adquirir outra língua em sua modalidade áudio-verbal e em sua modalidade escrita por meio de uma língua visuo-manual.

Downloads

Metrics

PDF views
4,259
Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026380
|

Downloads

Publicado

2013-12-27

Como Citar

Santana, A. P., Guarinello, A. C., & Bergamo, A. (2013). A clínica fonoaudiológica e a aquisição do português como segunda língua para surdos. Distúrbios Da Comunicação, 25(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/17734

Edição

Seção

Comunicações