As concepções de voz saudável e de qualidade de vida e voz dos participantes de uma campanha da voz

Autores

  • Rodrigo Dornelas Fonoaudiólogo; Professor da Universidade Federal de Sergipe – UFS, Lagarto, Sergipe; Mestre em Ciências da Saúde pela UnB.
  • Maria F de Sousa Enfermeira; Professora da Universidade de Brasília - UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil; Doutora em Ciências da Saúde pela UnB.
  • Ana Valéria M Mendonça Comunicóloga; Professora da Universidade de Brasília - UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil; Doutora em Ciências da Informação pela UnB.

Palavras-chave:

educação em saúde, voz, promoção da saúde, comunicação em saúde.

Resumo

OBJETIVO: analisar as concepções sobre voz saudável e a relação entre voz e qualidade de vida dos participantes das Campanhas da Voz realizadas em 2009 e 2010. MATERIAL E MÉTODO: estudo qualitativo, no qual foi aplicado um questionário aos participantes das ações desenvolvidas nas Campanhas de Voz, nos anos antes mencionados, em Brasília-DF. Optou-se pela técnica de Análise de Conteúdo para analisar os dados. RESULTADOS: 15 (75%) dos participantes eram do gênero feminino e cinco (25%) do masculino, com idades entre 21 e 53 anos. Em relação à primeira questão: - “O que significa para você ter uma voz saudável?”, observou-se que evitar hábitos nocivos e uma voz sem sinais de alterações foram sinônimos de voz saudável. Quanto à segunda questão: - “Como você acha que tua voz influencia na tua qualidade de vida?, pode-se observar a relação intrínseca da voz com a comunicação humana e que alterações vocais influenciam nos aspectos psíquicos, sociais e no trabalho do sujeito, refletindo-se, assim, na qualidade de vida. CONCLUSÃO: Em relação à concepção de voz saudável os sujeitos se ancoraram na ideia de ausência de doenças e na voz como fenômeno biológico, evidenciando uma concepção que não dialoga com a proposta de Promoção da Saúde. No que se refere às relações entre voz e qualidade de vida, observou-se que diferentes dimensões foram envolvidas no processo de comunicação humana, o que demonstra que a voz foi concebida não apenas como um fenômeno biológico, mas como um fenômeno complexo, com implicações diversas nas vidas dos sujeitos e das comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2014-09-12

Como Citar

Dornelas, R., Sousa, M. F. de, & Mendonça, A. V. M. (2014). As concepções de voz saudável e de qualidade de vida e voz dos participantes de uma campanha da voz. Distúrbios Da Comunicação, 26(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/19622

Edição

Seção

Artigos