Hábitos de leitura de crianças com e sem problemas de aprendizagem e participação dos pais neste processo de acordo com a percepção dos filhos
Palavras-chave:
Leitura. Hábitos. Transtornos de AprendizagemResumo
Introdução: A leitura desempenha importante papel no processo de alfabetização e consequentemente para o bom desempenho cognitivo, acadêmico e social do indivíduo. Objetivo: Investigar se o problema de aprendizagem é um fator que influencia no hábito de leitura da criança e também a participação dos pais no desenvolvimento do hábito de leitura dos filhos, de acordo com a percepção das crianças. Material e método: Participaram 100 escolares com idade entre 9 e 12 anos, de ambos os sexos, de 4º ao 6º ano do ensino fundamental. A amostra foi subdividida em dois grupos: com e sem problemas de aprendizagem (50 crianças em cada grupo). Os participantes responderam individualmente a um questionário que abordou os hábitos de leitura de cada criança, bem como a participação dos pais no desenvolvimento deste hábito. Resultados e Conclusão: As atitudes e os hábitos de leitura dos sujeitos com problemas de aprendizagem permitem afirmar que estas crianças apresentam menor apreço e envolvimento com atividades de leitura, e, ainda, os pais das crianças de ambos os grupos demonstraram pouca participação do desenvolvimento no hábito de leitura dos filhos.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Mônica Taísa Assumpção Pessa, Gabriela Rosito Alvarez Bernardez, Thaís dos Santos Gonçalves, Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.