Ações educativas em grupos de vivência de voz

Autores

  • Regina Zanella Penteado Universidade Metodista de Piracicaba
  • Viviane Benysek dos Santos Universidade Metodista de Piracicaba

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Educação, Promoção da Saúde Voz, Saúde de Grupos Específicos.

Resumo

 

Introdução:Há poucos estudos acerca dos processos educativos em saúde vocal. Objetivo: analisar as ações educativas e as mudanças ocorridas em Grupos de Vivência de Voz desenvolvidos no contexto da formação em Fonoaudiologia. Material e método: Pesquisa documental de 179 relatórios dos referidos Gruposelaborados por discentes sob supervisão de docentes, no conjunto das práticas de disciplinas de um Curso de Fonoaudiologia, no período de 1997 a 2013. As ações educativas são identificadas, categorizadas e analisadas por períodos e a comparação das diferenças entre os períodos permite compreender as mudanças ocorridas. Resultados: As mais frequentes açõesintegram as categorias: “abordagens terapêuticas vocais e corporais”; “palestras”; “dramatizações e interpretações vocais dirigidas”; “depoimentos sobre a voz” e “apresentações”. A comparação dos períodos inicial e final mostrou que as mudanças foram mais evidentes na categoria “abordagens terapêuticas vocais e corporais”, com redução das estratégias enraizadas nas práticas da clínica de voz e aumento das estratégias dinâmicas e ações de caráter coletivo, com participação ativa dos sujeitos. Conclusão: O estudo evidenciou mudanças, avanços e reformulações das ações e processos educativos que, ao se tornarem mais dinâmicos e coletivos, com participação ativa dos sujeitos, se mostraram compatíveis com a perspectiva da Promoção da Saúde. O grupo de Vivência de Voz se apresenta como uma importante estratégia de intervenção.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regina Zanella Penteado, Universidade Metodista de Piracicaba

Fonoaudióloga; Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Docente dos Cursos de Fonoaudiologia, Jornalismo e Rádio, Televisão e Internet da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Viviane Benysek dos Santos, Universidade Metodista de Piracicaba

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Publicado

2015-06-12

Como Citar

Penteado, R. Z., & Santos, V. B. dos. (2015). Ações educativas em grupos de vivência de voz. Distúrbios Da Comunicação, 27(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/20437

Edição

Seção

Artigos