Aquisição da líquida não lateral por crianças de Belo Horizinte (Minas Gerais)

Autores

  • Kaisa Helena Moura Rodrigues Fonoaudióloga Clínica
  • Natália Lisce Fioravante Diniz Fonoaudióloga da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belo Horizonte
  • Rita de Cássia Duarte Leite Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais
  • Camila Maciel de Rezende Fonoaudióloga Clínica
  • Vanessa de Oliveira Martins-Reis Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Criança, Fala, Desenvolvimento da linguagem, Desenvolvimento infantil, Testes de articulação da fala.

Resumo

Introdução: Estudos demonstram que a aquisição das líquidas não laterais, tanto na língua portuguesa quanto na inglesa, é a mais tardia devido às suas características acústicas e articulatórias. Entretanto, não há consenso sobre sua idade de aquisição. Desta forma, é importante se conhecer os resultados das várias regiões geográficas devido às variantes linguísticas. Objetivo: Verificar a aquisição do fonema /ſ/ em crianças falantes da variante mineira do português brasileiro em onset simples e complexo. Método: a amostra é composta por 86 crianças de 3 a 6 anos e 11 meses de escolas públicas e privadas, com desenvolvimento típico de linguagem. O fonema foi considerado adquirido quando 75% das crianças apresentassem 75% de acertos na produção das palavras. Resultados: Observou-se que o fonema /ſ/ em onset simples foi adquirido aos 4 anos de idade e em onset complexo aos 6 anos. Conclusão: Portanto a aquisição deste fonema nas crianças estudadas está equiparada às crianças do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro em onset simples. Em onset complexo a idade de aquisição se compara com a pesquisa feita em São Paulo.

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Biografia do Autor

Kaisa Helena Moura Rodrigues, Fonoaudióloga Clínica

Fonoaudióloga pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Curso de Especialização em Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais

Natália Lisce Fioravante Diniz, Fonoaudióloga da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belo Horizonte

Fonoaudióloga pela Universidade Federal de Minas Gerais. Curso de Especialização em Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Rita de Cássia Duarte Leite, Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Camila Maciel de Rezende, Fonoaudióloga Clínica

Fonoaudióloga pela Universidade Federal de Minas Gerais

Vanessa de Oliveira Martins-Reis, Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo

Publicado

2015-11-13

Como Citar

Rodrigues, K. H. M., Diniz, N. L. F., Leite, R. de C. D., Rezende, C. M. de, & Martins-Reis, V. de O. (2015). Aquisição da líquida não lateral por crianças de Belo Horizinte (Minas Gerais). Distúrbios Da Comunicação, 27(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/22211

Edição

Seção

Artigos