Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP: análise da produção de quatro décadas

Autores

  • Leslie Piccolotto Ferreira PUC-SP
  • Ligia Tunes Ribas
  • Amanda Monteiro Magrini
  • Bruna Souza Diógenes
  • Érika Sousa Ditscheiner
  • Maria Claudia Cunha

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Dissertações, Pesquisas.

Resumo

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ( PUC-SP)completou queatro décadas em 2013 e os projetos ali desenvolvidos estão atrelados a cinco linhas de pesquisa: Audição na Criança,Voz,Avaliação e intervenção,Linguagem e Sujetividade, Linguagem , Corpo e Psiquismo e Procedimentos e Implicações Psicossociais dos distúrbios da Audição. Objetivo:analisar as dissertações e teses defendidas no PEPG da PUC-SP, segundo temática e método de pesquisa.Método: a coleta de dados secundários partiu de busca no site do PEPG, em que foram registrados 739 resumos de dissertações e teses defendidas entre os anos de 1978 e 2012.Esse foram categorizados segundo: ano, título, autor, orientador e resumo,seguido da classificação quanto à área fonoaudiológica (Voz ,Audição, Linguagem, Motricidade Orofacial, Saúde Coletiva e Métodos Clínicos) e Método de Pesquisa ( Avaliação/Diagnóstico/Observacional, Intervenção e Revisão de Literatura). A análise descritiva considerou frequências absolutas e relativas e foram realizadas medidas de tendência central e dispersão.Resultados: ao longo dos anos houve um aumento expressivo de produções,mais evidenciado nos anos de 2000 e 2001.As principais áreas abordadas foram Audição ( 39,4%) e Linguagem (19,2%) e quanto ao mètodo ,destacaram-se Avaliação, Diagnóstico e Observacional (50,5%);Intervenção (22,3%).Conclusão:na análise de produções de dissertações e teses do PEPG em Fonoaudiologia , nos 40 anos de seu funcionamento , os 739 estudos denotaram tendeência crescente em todas as modalidades de método ( Avaliação/Diagnóstico/Observação, Intervenção e Revisão de Literatura) , predominantemente na área da Audição, seguida da área de Linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leslie Piccolotto Ferreira, PUC-SP

Fonoaudióloga PUCSP.  Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia e da Fisioterapia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde– PUCSP.

Ligia Tunes Ribas

Fonoaudióloga, mestre em Fonoaudiologia pela PUCSP.

Amanda Monteiro Magrini

Fonoaudióloga, mestre em Fonoaudiologia pela PUCSP.

Bruna Souza Diógenes

Fonoaudióloga, mestre em Fonoaudiologia pela PUCSP.

Érika Sousa Ditscheiner

Fonoaudióloga, mestre em Fonoaudiologia pela PUCSP.

Maria Claudia Cunha

Fonoaudióloga PUCSP. Professora Doutora do Departamento de Clínica Fonoaudiológica e Fisioterápica da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUCSP, São Paulo, SP, Brasil.

Publicado

2015-11-13

Como Citar

Ferreira, L. P., Ribas, L. T., Magrini, A. M., Diógenes, B. S., Ditscheiner, Érika S., & Cunha, M. C. (2015). Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP: análise da produção de quatro décadas. Distúrbios Da Comunicação, 27(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/23290

Edição

Seção

Artigos