Conhecimento sobre a atuação fonoaudiológica em um município da região amazônica
Palavras-chave:
Fonoaudiologia, Audiologia, Conhecimento, Saúde Pública, Área de Atuação Profissional.Resumo
Objetivo: Analisar o conhecimento de uma população quanto à atuação fonoaudiológica. Métodos: Participaram 81 sujeitos residentes no município de Monte Negro, Estado de Rondônia, que foram divididos em três grupos, sendo o G1 composto por sujeitos que buscaram por atendimento fonoaudiológico, o G2 por sujeitos que buscaram por atendimento odontológico e o G3 pela população que não procurou nenhum tipo de atendimento. Para a quantificação do conhecimento sobre a atuação fonoaudiológica, os pesquisadores desenvolveram um questionário composto por 10 perguntas. Resultados: A média etária dos sujeitos do G1 foi de 47,88 anos, para o G2 foi 37,44 anos e para o G3 37,27 anos. No G1 houve prevalência do sexo masculino, o que não foi observado nos G2 e G3. Quanto à escolaridade, nos três grupos houve prevalência dos sujeitos analfabetos ou com ensino fundamental incompleto. Quando questionados sobre o conhecimento da atuação fonoaudiológica, não foi observada diferença entre os grupos, no entanto houve diferença ao associar o conhecimento sobre a atuação fonoaudiológica e a escolaridade dos indivíduos. Em relação à faixa etária que o fonoaudiólogo atua, grande parte da amostra respondeu que este profissional pode atuar com qualquer faixa etária. Quando questionados sobre a área de atuação fonoaudiológica, a maior parte dos sujeitos referiu a audiologia. Ao realizar as comparações entre a necessidade de atendimento fonoaudiológico, a escolaridade e idade não foram encontradas diferenças significativas. Conclusão: Observou-se o desconhecimento ou conhecimento parcial sobre a atuação fonoaudiológica, mesmo entre os sujeitos que aguardavam pelo atendimento fonoaudiológico.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Cristina Espirito Santo, Elen Caroline Franco, Aline Megumi Arakawa, Angela Xavier, José Roberto Magalhães Bastos, Magali de Lourdes Caldana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.