Identificação e caracterização da disgrafia em escolares com dificuldades e transtornos de aprendizagem
Palavras-chave:
Escrita manual, Transtornos de aprendizagem, Avaliação, Aprendizagem, Ensino.Resumo
Objetivos: (1) Identificar a presença de disgrafia em escolares com dificuldades e transtornos de aprendizagem; (2) descrever as alterações caligráficas presentes em cada grupo e (3) compará-los afim de verificar se os grupos se diferenciam entre si. Métodos: participaram 57 escolares, ambos os gêneros, com idade entre 08 e 11 anos, do 2º ao 6º ano escolar, divididos em três grupos (19 escolares em cada), sendo: (GI) dificuldades de aprendizagem; (GII) transtornos de aprendizagem; (GIII) bom desempenho acadêmico. Como procedimento foi solicitada a cópia de um bilhete, e a escrita foi analisada por meio da Escala de Disgrafia, sendo considerados disgráficos todo escolar que obteve nota igual ou superior a 8,5 pontos. Resultados: Os resultados revelaram presença de disgrafia em 63,2% de GI, 47,4% de GII e 26,3% do GIII; o GI apresentou altas pontuações em Linhas Flutuantes, o GII em Linhas Flutuantes e Letras Retocadas e o GIII apresentou desempenho semelhante entre os 10 itens avaliados; Ao comparar os grupos notou-se que o desempenho de GI e GII são semelhantes, diferenciando-se apenas quando compara-os com GIII, pois aqueles apresentam altas pontuações nos itens Linhas Flutuantes e Curvaturas e Angulações das arcadas dos M, N, V e U. Conclusão: as alterações caligráficas foram evidenciadas nos três grupos estudados, sendo que nos escolares com dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem devem-se dar mais atenção aos itens Linhas Flutuantes, Letras Retocadas e Curvaturas e Angulações das arcadas dos M, N, V e U.
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Copyright (c) 2016 Monique Herrera Cardoso, Simone Aparecida Capellini
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