A perspectiva enunciativa na análise da aquisição tardia de segunda língua: contribuições para pensar a clínica fonoaudiológica
Palavras-chave:
Multilinguismo, Linguagem, Fonoaudiologia.Resumo
Esta comunicação buscou analisar as reflexões que um sujeito adulto em intervenção fonoaudiológica faz acerca da sua apropriação linguista em aquisição tardia do português brasileiro como L2 e a contribuição da perspectiva Enunciativa para a compreensão desse processo, deslocando para a análise os princípios da intersubjetividade, forma-sentido e transversalidade de níveis linguísticos presentes nesta teoria. O sujeito da pesquisa era um falante de espanhol como L1, adulto, psicólogo e professor universitário, que encontrava-se em atendimento fonoaudiológico com a intenção de melhorar o seu português falado, e consentiu em participar da pesquisa. Os dados analisados referem-se a uma entrevista, elaborada e filmada pela fonoaudióloga e posteriormente transcrita ortograficamente. Estes dados foram analisados à luz da Teoria da Enunciação. Buscou-se demonstrar a partir das cenas da entrevista o sofrimento de um sujeito em aquisição de L2, por não compreender e não ser compreendido totalmente, pela dificuldade de inserção e interação social, pelo esforço depreendido na comunicação, percebido a partir da análise enunciativa. Evidenciou-se que pouca atenção se tem dado ao sofrimento do aprendiz de segunda língua, e ressaltou-se a posição terapêutica do fonoaudiólogo enquanto profissional que lida com o sintoma de linguagem.
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