Ordenação temporal e atenção auditiva e sua relação com concentrações de hemoglobina de adolescentes

Autores

  • Elisângela Barros Soares -Mendonça Gerência Regional de Educação da Mata Norte, Nazaré da Mata (PE), Brasil. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente - UFPE
  • Lilian Ferreira Muniz Professora Adjunto I do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco; Doutora em Psicologia Cognitiva – Universidade Federal de Pernambuco.
  • Mariana de Carvalho Leal Curso de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – Recife (PE), Brasil. Doutora em Otorrinolaringologia pela Universidade de São Paulo
  • Ilma Kruze Grande de Arruda Professora Associada 4 do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE – Recife (PE), Brasil e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Doutora em Nutrição -UFPE
  • Alcides da Silva Diniz Professor dos Programas de Pós graduação em Nutrição e Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pós doctor pelo Prince Leopold Institute of Tropical Medicine - Bélgica

Palavras-chave:

Eletrofisiologia, Atenção, nutrição do adolescente, Audição, Hemoglobinas

Resumo

Introdução: A anemia poderá provocar alteração nas habilidades de ordenação temporal, assim como na atenção auditiva, fatores importantes no processo de aprendizado e aquisição da linguagem. Objetivo: Avaliar a associação entre as concentrações de hemoglobina, a ordenação temporal e a atenção auditiva em adolescentes. Método: Estudo de casos, envolvendo 17 adolescentes com concentrações inadequadas de hemoglobina comparado com grupo controle com 17 escolares com concentrações adequadas de hemoglobina, de 13 a 18 anos e 11 meses de idade, de ambos os sexos, de escolas públicas. Foram analisadas as habilidades auditivas com uso de teste padrão de frequência e P300 de concentrações de hemoglobina, estado nutricional e características socioeconômico-demográficas. Resultados: As concentrações inadequadas de hemoglobina não mostraram associação com as habilidades auditivas, quando ajustadas para estado nutricional e características socioeconômico-demográficas. As concentrações de hemoglobina situaram-se em patamares que configuram um grau de anemia leve. A habilidade de ordenação temporal apresentou-se mais alterada para os adolescentes com concentração inadequada de hemoglobina. A média de latência do componente P300 nos adolescentes com concentrações inadequadas de hemoglobina foi menor naqueles com maior idade, melhor escolaridade, melhor nível socioeconômico e com registro de repetência. Conclusão: A anemia leve não provoca efeitos deletérios nas habilidades de ordenação temporal e atenção auditiva. Investigações com maior número de casos e outros níveis de anemia são recomendáveis para testar essa associação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Soares -Mendonça, E. B., Muniz, L. F., Leal, M. de C., Arruda, I. K. G. de, & Diniz, A. da S. (2016). Ordenação temporal e atenção auditiva e sua relação com concentrações de hemoglobina de adolescentes. Distúrbios Da Comunicação, 28(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/24525

Edição

Seção

Artigos