Ordenação temporal e atenção auditiva e sua relação com concentrações de hemoglobina de adolescentes
Palavras-chave:
Eletrofisiologia, Atenção, nutrição do adolescente, Audição, HemoglobinasResumo
Introdução: A anemia poderá provocar alteração nas habilidades de ordenação temporal, assim como na atenção auditiva, fatores importantes no processo de aprendizado e aquisição da linguagem. Objetivo: Avaliar a associação entre as concentrações de hemoglobina, a ordenação temporal e a atenção auditiva em adolescentes. Método: Estudo de casos, envolvendo 17 adolescentes com concentrações inadequadas de hemoglobina comparado com grupo controle com 17 escolares com concentrações adequadas de hemoglobina, de 13 a 18 anos e 11 meses de idade, de ambos os sexos, de escolas públicas. Foram analisadas as habilidades auditivas com uso de teste padrão de frequência e P300 de concentrações de hemoglobina, estado nutricional e características socioeconômico-demográficas. Resultados: As concentrações inadequadas de hemoglobina não mostraram associação com as habilidades auditivas, quando ajustadas para estado nutricional e características socioeconômico-demográficas. As concentrações de hemoglobina situaram-se em patamares que configuram um grau de anemia leve. A habilidade de ordenação temporal apresentou-se mais alterada para os adolescentes com concentração inadequada de hemoglobina. A média de latência do componente P300 nos adolescentes com concentrações inadequadas de hemoglobina foi menor naqueles com maior idade, melhor escolaridade, melhor nível socioeconômico e com registro de repetência. Conclusão: A anemia leve não provoca efeitos deletérios nas habilidades de ordenação temporal e atenção auditiva. Investigações com maior número de casos e outros níveis de anemia são recomendáveis para testar essa associação.
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Copyright (c) 2016 Elisângela Barros Soares -Mendonça, Lilian Ferreira Muniz, Mariana de Carvalho Leal, Ilma Kruze Grande de Arruda, Alcides da Silva Diniz
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