Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos com base na estimulação de habilidades em consciência fonológica
Palavras-chave:
Fala, Distúrbios da fala, Fonoterapia, CriançaResumo
Objetivo: propor e aplicar uma abordagem terapêutica para os desvios fonológicos com base na estimulação de habilidades em consciência fonológica e palavras com estrutura fonológica controlada. Método: três sujeitos com desvio fonológico de grau levemente-moderado participaram deste estudo. Eles estavam cursando o primeiro ano do ensino fundamental e receberam terapia com base na estimulação de habilidades em consciência fonológica. As variáveis fonológicas consideradas para a seleção das palavras que integraram as tarefas de consciência fonológica aplicadas foram: extensão de palavra, estrutura silábica e propriedades segmentais. Foram analisados os resultados pré e pós-terapia do sistema fonológico, da consciência fonológica e do impacto das variáveis fonológicas referidas, em duas tarefas: segmentação silábica e identificação segmental. Os dados foram analisados de maneira qualitativa. Resultados: o número de segmentos no sistema fonológico dos três sujeitos aumentou e a gravidade do desvio fonológico diminuiu. Os escores obtidos para a consciência fonológica indicaram um aprimoramento dessa habilidade para todos os sujeitos. A extensão de palavra e a estrutura silábica causaram impacto na resolução de tarefas silábica e segmental, respectivamente. Conclusão: a abordagem terapêutica aplicada promoveu a reorganização do sistema fonológico nos três casos estudados. A estrutura fonológica das palavras que compõem tarefas de consciência fonológica parece ter impacto no desempenho das crianças observadas, face às tarefas de consciência fonológica propostas.
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