Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos com base na estimulação de habilidades em consciência fonológica

Autores

  • Roberta Freitas Dias Associação Cultural e Científica Nossa Senhora de Fátima
  • Carolina Lisboa Mezzomo Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Fala, Distúrbios da fala, Fonoterapia, Criança

Resumo

Objetivo: propor e aplicar uma abordagem terapêutica para os desvios fonológicos com base na estimulação de habilidades em consciência fonológica e palavras com estrutura fonológica controlada. Método: três sujeitos com desvio fonológico de grau levemente-moderado participaram deste estudo. Eles estavam cursando o primeiro ano do ensino fundamental e receberam terapia com base na estimulação de habilidades em consciência fonológica. As variáveis fonológicas consideradas para a seleção das palavras que integraram as tarefas de consciência fonológica aplicadas foram: extensão de palavra, estrutura silábica e propriedades segmentais. Foram analisados os resultados pré e pós-terapia do sistema fonológico, da consciência fonológica e do impacto das variáveis fonológicas referidas, em duas tarefas: segmentação silábica e identificação segmental. Os dados foram analisados de maneira qualitativa. Resultados: o número de segmentos no sistema fonológico dos três sujeitos aumentou e a gravidade do desvio fonológico diminuiu. Os escores obtidos para a consciência fonológica indicaram um aprimoramento dessa habilidade para todos os sujeitos. A extensão de palavra e a estrutura silábica causaram impacto na resolução de tarefas silábica e segmental, respectivamente. Conclusão: a abordagem terapêutica aplicada promoveu a reorganização do sistema fonológico nos três casos estudados. A estrutura fonológica das palavras que compõem tarefas de consciência fonológica parece ter impacto no desempenho das crianças observadas, face às tarefas de consciência fonológica propostas.

 

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Biografia do Autor

Roberta Freitas Dias, Associação Cultural e Científica Nossa Senhora de Fátima

Doutora, Professora do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade Fátima – Associação Cultural e Científica Nossa Senhora de Fátima - Caxias do Sul (RS), Brasil.

Carolina Lisboa Mezzomo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora, Professora Adjunto do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – Santa Maria (RS), Brasil.

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Dias, R. F., & Mezzomo, C. L. (2016). Terapia fonoaudiológica para os desvios fonológicos com base na estimulação de habilidades em consciência fonológica. Distúrbios Da Comunicação, 28(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/25425

Edição

Seção

Artigos