Fonoaudiologia e Odontologia na Atenção Básica: Relato de Experiência de Educação em Saúde

Autores

  • Karen Fontes Luchesi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Isabela Porto de Toledo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ariane Sibele Vieira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bruna Erhardt Meurer Universidade Federal de Santa Catarina
  • Danielle Itso Quadros Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Teresa Corso Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luana Zili Texeira Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Odontologia, Atenção básica, Prevenção Primária, Saúde Bucal, Promoção da Saúde.

Resumo

Introdução: A atenção básica no Sistema Único de Saúde brasileiro engloba diversos tipos de ações de promoção e prevenção de saúde. Ações de promoção, prevenção e educação de saúde são de suma importância para a autonomia e o empoderamento da população. A interdisciplinaridade presente na atenção básica pode potencializar tais ações e gerar mudanças ainda mais efetivas quanto à educação em saúde das coletividades. Descrição: O objetivo desse artigo é descrever aspectos relativos ao grupo de saúde bucal Infantil desenvolvido por profissionais de fonoaudiologia e odontologia no Centro da Saúde do Saco Grande, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Foram realizados 12 encontros semanais com crianças de um mês a 9 anos de idade e seus responsáveis. Aspectos relacionados à higiene oral, hábitos orais deletérios e desenvolvimento infantil foram apresentados aos participantes a fim de suscitar questionamentos e propiciar a construção de um conhecimento ativo e significativo por parte das crianças e/ou de seus responsáveis. Considerações Finais: Houve maior procura da população para os grupos na faixa etária de cinco a sete anos, principalmente em crianças que já apresentavam algum sinal de alteração dentária. Nesta experiência, a fonoaudiologia e a odontologia se mostraram aliadas importantes na educação em saúde da criança, destacando-se a saúde bucal e o desenvolvimento das funções orais.

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Biografia do Autor

Karen Fontes Luchesi, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Isabela Porto de Toledo, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Graduação em Fonoaudiologia Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

Ariane Sibele Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Graduação em Fonoaudiologia Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

Bruna Erhardt Meurer, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Graduação em Fonoaudiologia Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

Danielle Itso Quadros, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Graduação em Fonoaudiologia Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

Maria Teresa Corso, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Graduação em Fonoaudiologia Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

Luana Zili Texeira, Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Odontóloga da Estratégia Saúde da Família na Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Publicado

2016-07-06

Como Citar

Luchesi, K. F., Porto de Toledo, I., Vieira, A. S., Meurer, B. E., Quadros, D. I., Corso, M. T., & Texeira, L. Z. (2016). Fonoaudiologia e Odontologia na Atenção Básica: Relato de Experiência de Educação em Saúde. Distúrbios Da Comunicação, 28(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/26305

Edição

Seção

Comunicações