Ações extensionistas com foco na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis: relato de experiência

Autores

  • Kelly Silva Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Antonio Garcia Filho, Lagarto-SE. Docente do Departamento de Fonoaudiologia.
  • Raphaela Barroso Guedes-Granzotti Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Antonio Garcia Filho, Lagarto-SE. Docente do Departamento de Fonoaudiologia.
  • Patrícia Aparecida Zuanetti Universidade de São Paulo - USP Ribeirão Preto. Fonoaudióloga.
  • Pablo Jordão Alcântara Cruz Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Antonio Garcia Filho, Lagarto-SE. Discente do Departamento de Fonoaudiologia.
  • Tatiane Lisboa Souza Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Antonio Garcia Filho, Lagarto-SE. Discente do Departamento de Fonoaudiologia.
  • Paloma Araújo Lisboa Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Antonio Garcia Filho, Lagarto-SE. Discente do Departamento de Fonoaudiologia.
  • Nathália Monteiro Santos Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Antonio Garcia Filho, Lagarto-SE. Discente do Departamento de Fonoaudiologia.
  • Rodrigo Dornelas Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Antonio Garcia Filho, Lagarto-SE. Docente do Departamento de Fonoaudiologia.

Palavras-chave:

Relações Comunidade-Instituição, Fatores de Risco, Doença Crônica, Comunicação, Fonoaudiologia

Resumo

Introdução: Alterações na comunicação podem ocorrer em decorrência de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs) comprometendo a qualidade de vida e autonomia do sujeito. Objetivo: descrever uma ação de extensão com foco na sensibilização a respeito dos fatores de risco de DCNTs que podem comprometer o processo comunicativo e linguístico. Relato de experiência: A ação de extensão foi realizada no período de fevereiro a outubro de 2015 na ala de Clínica Médica de um Hospital Regional de nível secundário. O público alvo foram os pacientes hospitalizados por mais de 24 horas e seus acompanhantes. A ação ocorreu nos quartos do Hospital e foi realizada em quatro etapas, com duração total aproximada de 50 minutos. A primeira etapa teve como objetivo informar sobre a influência da comunicação humana na qualidade de vida e o papel do Fonoaudiólogo em ações de prevenção de doenças, promoção de saúde e na reabilitação. O objetivo da segunda etapa foi conhecer os principais fatores de risco evitáveis para DCNTs na população alvo. Em seguida, na terceira etapa, foi realizada uma palestra sobre fatores de risco para doenças crônicas com orientações a respeito da importância da modificação de determinados comportamentos. Na última etapa foi aplicado um questionário de satisfação. Considerações finais: Esta ação de extensão teve como princípios o acolhimento, a decisão compartilhada, a humanização e a autonomia do sujeito. Estimular escolhas saudáveis e enfatizar seus benefícios pode auxiliar os sujeitos a construírem estratégias que possibilitem hábitos de vida proporcionando bem-estar e melhor qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Publicado

2017-01-18

Como Citar

Silva, K., Guedes-Granzotti, R. B., Zuanetti, P. A., Cruz, P. J. A., Souza, T. L., Lisboa, P. A., Santos, N. M., & Dornelas, R. (2017). Ações extensionistas com foco na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis: relato de experiência. Distúrbios Da Comunicação, 28(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/27311

Edição

Seção

Comunicações