Processos alternativos de significação e jargonafasia: um estudo de caso

Autores

  • Aline Sarturi Ponte Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Eduarda Pazini Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Vanessa Inês Klein Feltes Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Elenir Fedosse Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palavras-chave:

Afasia, Linguagem, Fonoaudiologia

Resumo

Introdução: As afasias são alterações de expressão e/ou de compreensão da linguagem verbal (oral e escrita) passíveis de acompanhamento fonoaudiológico. Objetivo: Identificar e analisar a produção verbal e não verbal (processos alternativos de significação) de um sujeito acompanhado em Fonoaudiologia e em um Grupo Interdisciplinar de Convivência. A análise da produção/interpretação da linguagem verbal e da não verbal dá-se a partir de excertos produzidos em meio a relações dialógicas ocorridas em sessões terapêuticas individuais e no grupo de convivência. Método: A coleta dos dados ocorreu ao longo dos anos de 2013 e 2014, por meio de filmagens das sessões fonoaudiológicas individuais e do Grupo Interdisciplinar de Convivência. Sujeito sexo masculino, nascido no estado do Rio Grande do Sul, 61 anos de idade, técnico ambiental no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente; sofreu Acidente Vascular Cerebral isquêmico no hemisfério cerebral esquerdo, em maio de 2010. A perspectiva da Neurolinguística Discursiva é a base para interpretação dos dados linguístico-cognitivos do sujeito. Resultados: Constatam-se diferentes processos de significação (alternativos ou não) manifestados pelo sujeito durante as terapias e/ou vivências no grupo, especialmente, o uso concomitante de gestos e de fala e o uso de gestos, desenhos e escrita no lugar da fala. Conclusão: Este sujeito, clinicamente acompanhado, segundo a perspectiva supracitada, tem demonstrado potencialidade de expressão e compreensão, visto que os processos – terapêuticos e de convivência - favorecem a produção/interpretação verbal e a não verbal/processos alternativos de significação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Sarturi Ponte, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Departamento de Fonoaudiologia, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Eduarda Pazini, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Departamento de Fonoaudiologia. Fonoaudiologa pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Vanessa Inês Klein Feltes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Departamento de Fonoaudiologia. Fonoaudiologa pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Elenir Fedosse, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Departamento de Fonoaudiologia. Docente vinculada ao Departamento de Fonoaudiologia e ao Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana. Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Publicado

2016-07-06

Como Citar

Ponte, A. S., Pazini, E., Feltes, V. I. K., & Fedosse, E. (2016). Processos alternativos de significação e jargonafasia: um estudo de caso. Distúrbios Da Comunicação, 28(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/27346

Edição

Seção

Artigos