Distúrbios da voz: representações sociais por professores em tratamento fonoaudiológico
Palavras-chave:
distúrbios da voz, docentes, grupos focais, fonoterapiaResumo
A voz é fundamental para o exercício da docência, requerendo intenso e adequado processamento muscular para atender à demanda em sala de aula. Elevadas prevalências de distúrbio vocal e falta ao trabalho por causa da voz entre professores tem sido confirmados. O objetivo deste estudo foi comparar as representações sociais sobre o distúrbio vocal e o enfrentamento do problema, elaboradas por professores em tratamento fonoaudiológico. Realizou-se dezoito entrevistas semi-estruturadas por meio de grupos focais, as quais foram submetidas à análise temática. De modo geral, as representações sociais sobre os distúrbios da voz e as ações institucionais a ele associadas (gestão e assistência) influenciam a declaração, o reconhecimento e o enfrentamento do problema, opostamente visto como disfonia ocupacional e doença individual. Identificou-se um paradoxo entre a vigência tanto de sintomas vocais quanto de incapacidade para o trabalho e a negação de tais problemas. Os professores priorizam os objetivos do ensino, dos alunos e da sala de aula, em detrimento da própria saúde. Os resultados apresentados podem fornecer pistas para a elaboração de programas de prevenção e de promoção da saúde vocal dos professores.
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Copyright (c) 2016 Adriane Mesquita Medeiros, Ada Ávila Assunção, Maria dos Anjos Lara e Lanna, Sandhi Maria Barreto
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