Crianças diagnosticadas com Síndrome de Irlen: análise de produções escritas.

Autores

  • Ana Paula Belido Universidade Tuiuti do Paraná
  • Ana Paula Berberian Universidade Tuiuti do Paraná
  • Giselle Massi Universidade Tuiuti do Paraná
  • Ingrid Mazzarotto Universidade Tuiuti do Paraná
  • Rita Signor Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i1p77-85

Palavras-chave:

Linguagem, Fonoaudiologia, Síndrome

Resumo

Este estudo objetiva analisar textos produzidos por um sujeito de 10 anos de idade, do sexo masculino, diagnosticado com Síndrome de Irlen (SI). Trata-se de um relato de um estudo de caso, pesquisa qualitativa, de cunho sócio-histórico. Priorizou-se a análise de aspectos discursivos e notacionais das produções escritas, relacionadas a quatro gêneros discursivos: uma carta (para um ídolo, para um familiar ou para um amigo), regras de um jogo, um conto infantil e um cartaz. Em relação aos aspectos discursivos, o participante da pesquisa conseguiu operar sobre vários aspectos que caracterizam as condições de produção dos gêneros requeridos, evidenciando pertinência em relação às temáticas propostas, à finalidade e ao contexto de circulação do texto. Quanto aos aspectos notacionais, o sujeito apresentou estratégias e hipóteses distantes do padrão ortográfico da língua, tais como: trocas, omissões e acréscimo de letras e segmentação indevida. Os resultados evidenciam que crianças com esse diagnóstico podem apresentar estratégias singulares em suas produções, inerentes ao processo de apropriação da linguagem escrita. Diante da análise realizada, sugere-se o implemento de estudos acerca da referida síndrome que ofereçam elementos para que profissionais da saúde e educação, envolvidos com sujeitos acometidos pela mesma, possam em suas práticas clínicas e escolares desenvolver um trabalho que priorize os processos e as diferentes dimensões envolvidas com a apropriação da leitura e da escrita.

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Biografia do Autor

Ana Paula Belido, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestre em Distúrbios da Comunicação Universidade Tuiuti do Paraná.

Ana Paula Berberian, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora, Docente do Programa de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.

Giselle Massi, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora, Docente do Programa de Pós Graduação em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.

Ingrid Mazzarotto, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Rita Signor, Universidade Tuiuti do Paraná

Fonoaudióloga do Hospital Infantil Joana de Gusmão. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Publicado

2017-03-27

Como Citar

Belido, A. P., Berberian, A. P., Massi, G., Mazzarotto, I., & Signor, R. (2017). Crianças diagnosticadas com Síndrome de Irlen: análise de produções escritas. Distúrbios Da Comunicação, 29(1), 77–85. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i1p77-85

Edição

Seção

Artigos