Fatores de influência na percepção de fala em idosos usuários de próteses auditivas

Autores

  • Geise Corrêa Ferreira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Sinéia Neujahr dos Santos Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Maristela Julio Costa Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p405-415

Palavras-chave:

Auxiliares de audição, Discriminação de fala, Perda auditiva, Transtornos da percepção auditiva, Idoso

Resumo

Objetivo: Verificar o desempenho dos idosos nos testes de fala considerando os aspectos: ajustes das próteses auditivas e/ou grau e configuração da perda auditiva, desempenho na triagem cognitiva e habilidades auditivas. Métodos: Participaram 36 idosos, com idade entre 60 e 87 anos, com perda auditiva neurossensorial de grau leve a moderadamente severo. Obtidos os Índices Percentuais de Reconhecimento de Sentenças no Ruído (IPRSR), através das Listas de Sentenças em Português Brasileiro, com as próteses auditivas, utilizando os seguintes ajustes: microfone omnidirecional; redutor de ruído e microfone omnidirecional; microfone direcional; redutor de ruído e microfone direcional. Consideradas: médias tritonais de 500, 1000, 2000 Hz e 3000, 4000 e 6000 Hz; resultados do Mini Exame de Estado Mental, teste dicótico de dígitos e padrão de duração. Resultados: Quando fala e ruído vieram da mesma direção (0/0º azimute), não houve predominância dos ajustes no melhor desempenho no IPRSR. Já na condição em que o ruído incidiu atrás do sujeito (0/180° azimute), o microfone direcional associado ao redutor de ruído foram imprescindíveis para o melhor desempenho. Houve correlação entre o IPRSR a 0/0º e o teste dicótico de dígitos. Conclusão: A habilidade de figura-fundo para sons verbais mostrou influenciar o desempenho comunicativo do idoso usuário de próteses auditivas, quando fala e ruído vieram da mesma direção. Já quando fala e ruído estão separados espacialmente, o microfone direcional, e este associado ao redutor de ruído, auxiliaram o indivíduo a responder aos estímulos apresentados de maneira mais eficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Geise Corrêa Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Fonoaudióloga, Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM.

Sinéia Neujahr dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Fonoaudióloga; Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Maristela Julio Costa, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Fonoaudióloga; Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria UFSM; Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federalde São Paulo – UNIFESP.

Publicado

2017-09-29

Como Citar

Ferreira, G. C., Santos, S. N. dos, & Costa, M. J. (2017). Fatores de influência na percepção de fala em idosos usuários de próteses auditivas. Distúrbios Da Comunicação, 29(3), 405–415. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p405-415

Edição

Seção

Artigos