Intervenção psicomotora em crianças disgráficas

Autores

  • Rafael Cunha Laux Universidade Federal de Santa Maria/Universidade do Oeste de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0003-2723-3130
  • Sandra Rogéria de Oliveira UNOESC
  • Sara Teresinha Corazza Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Destreza Motora, Transtornos de Aprendizagem, Criança

Resumo

Objetivo: Identificar a quantidade de sujeitos disgráficos em uma população específica de crianças, aplicar-lhes uma intervenção psicomotora e verificar seu efeito. Método: O grupo de estudo foi formado por 35 crianças com idade média de 9,8±0,5 anos participantes de um programa social para a erradicação do trabalho infantil, no qual se constatou que 17,2% (6) são disgráficas. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), Escala de Disgrafia (ED) e um diário de campo. A intervenção foi composta por atividades específicas para sanar déficits motores identificados na EDM dos sujeitos disgráficos e teve duração de 45 minutos, três vezes por semana, durante dois meses. Foi utilizada a estatística descritiva (média, desvio padrão, frequência absoluta e relativa), cujos dados foram apresentados utilizando-se a técnica de análise de séries temporais. Resultados: Foram analisados 4 casos de sujeitos com idade média de 10,0±0,5 anos. Na EDM verificou-se que só o grupo disgráfico apresentou uma insuficiência na organização temporal. A intervenção psicomotora foi elaborada e aplicada para sanar essa dificuldade. No pós-teste observou-se a melhora da organização temporal e da escrita de três dos quatros sujeitos do estudo. Conclusão: A intervenção mostrou-se eficaz, considerando a melhora na organização temporal e na escrita de três sujeitos. O sujeito que teve retrocesso motor deve ser mais bem investigado, uma vez que se percebeu a possibilidade de existência de outras dificuldades de aprendizagem ou de ordem neurológica.

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Biografia do Autor

Rafael Cunha Laux, Universidade Federal de Santa Maria/Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação Física (UFSM) Santa Maria/RS (Bolsista Capes), Especialista em Personal Training (UNOESC) Chapecó/SC. Professor do Curso de Educação Física da UNOESC Campus Chapecó.

Sandra Rogéria de Oliveira, UNOESC

Mestre em Educação, Professora do Curso de Educação Física da UNOESC Campus Chapecó

Sara Teresinha Corazza, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Ciência do Movimento Humano, Professora do Curso de Pós-Graduação em Educação Física da UFSM.

Publicado

2017-01-18

Como Citar

Laux, R. C., Oliveira, S. R. de, & Corazza, S. T. (2017). Intervenção psicomotora em crianças disgráficas. Distúrbios Da Comunicação, 28(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/29201

Edição

Seção

Artigos