Proposição de uma escala de avaliação psicossocial na paralisia facial periférica
Palavras-chave:
Paralisia facial, Avaliação, Impacto psicossocial, QuestionáriosResumo
Objetivo: elaborar um questionário que caracterize os aspectos psicossociais de sujeitos com paralisia facial periférica (PFP). Método: A elaboração da Escala Psicossocial de Aparência Facial (EPAF) contou com revisão bibliográfica, levantamento de instrumentos que apresentassem funções similares ao questionário, além de análise crítica. O desenvolvimento das questões buscou abranger a diversidade dos quadros de PFP, a fácil compreensão do respondente, tanto em relação à sua forma, quanto ao seu conteúdo. Após a elaboração da EPAF 18 juízes especialistas na atuação em PFP foram selecionados para avaliar a EPAF. Um formulário de avaliação foi elaborado e reuniões foram agendadas para análise da EPAF. Os dados foram analisados descritivamente e organizados a partir de categorias convergentes e divergentes, para posterior revisão final. Resultados: A escala mostrou eficácia quando permitiu responder ao problema de pesquisa para o qual foi elaborado, sendo essencial o levantamento bibliográfico inicial para fundamentação teórica, conhecimento, compreensão e análise crítica dos instrumentos existentes. A avaliação dos juízes foi primordial para o aprimoramento do instrumento elaborado, simplificação das perguntas e melhorias em futuras aplicações da EPAF em grupo de pesquisa. Conclusão: Este estudo mostrou dados preliminares para utilização de um novo instrumento para detecção de aspectos psicossociais nos quadros de PFP, e justifica-se tal investigação, visto que muitos sujeitos apresentam comprometimentos significativos que podem interferir na evolução clínica.Downloads
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Publicado
2017-01-18
Como Citar
Silva, M. F. F., Peres, S. V., & Cunha, M. C. (2017). Proposição de uma escala de avaliação psicossocial na paralisia facial periférica. Distúrbios Da Comunicação, 28(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/29364
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Artigos
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Copyright (c) 2017 Mabile Francine F. Silva, Stela Verzinhasse Peres, Maria Claudia Cunha
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