Associação entre o aleitamento materno, introdução alimentar e desenvolvimento neuropsicomotor nos primeiros seis meses de vida

Autores

  • Taisa Ribeiro de Souza Oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • Larissa Santos Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Rodrigo Dornelas Universidade Federal de Sergipe
  • Danielle Ramos Domenis Universidade Federal de Sergipe
  • Kelly da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Raphaela Barroso Guedes-Granzotti Universidade Federal de Sergipe http://orcid.org/0000-0002-9064-439X

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p262-273

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Desenvolvimento Infantil, Cuidado da criança, Fonoaudiologia

Resumo

Introdução: o aleitamento materno tem função primordial para o desenvolvimento nutricional, emocional, físico, do sistema motor oral, assim como no desenvolvimento neuropsicomotor infantil. Objetivo: investigar a associação do desenvolvimento neuropsicomotor, da introdução alimentar com o aleitamento materno de lactentes nos primeiros seis meses de vida. Método: 16 lactentes, sem fatores de risco para atraso no desenvolvimento, foram acompanhados mensalmente desde a maternidade até os seis meses para a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor por meio do Teste de Triagem Denver II e da rotina alimentar e hábitos orais por meio de um questionário. Resultados: no primeiro mês, 87,5% dos lactantes foram amamentados em seio materno, mas em 62,5% houve a introdução precoce de chá, água e outros leites e, 68,7% apresentavam hábitos orais. No sexto mês 18,7% realizavam aleitamento materno exclusivo, 43,75% aleitamento misto e 37,5% faziam uso de leite artificial, sendo que 84,6% já haviam introduzido sólidos. 56,25 % mantinham os hábitos orais. Quanto à avaliação do desenvolvimento, na maternidade, todos apresentaram respostas adequadas. No sexto mês na área pessoal social, 93,75% apresentavam desenvolvimento adequado, e 6,25% estavam avançadas. No motor fino adaptativo, 87,5 % adequado, 6,25% avançados e 6,25% apresentavam risco. Na linguagem 100% estavam adequadas à idade e, no motor grosseiro, 31,25% estavam adequadas e 68,75% avançadas. Conclusão: os lactentes que permaneceram em aleitamento materno apresentaram um melhor desenvolvimento neuropsicomotor e uma menor incidência de hábitos orais deletérios, não havendo diferença quanto à introdução alimentar.

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Biografia do Autor

Taisa Ribeiro de Souza Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Discente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe - Campus Professor Antônio Garcia Filho

Rodrigo Dornelas, Universidade Federal de Sergipe

Professor Doutor do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe - Campus Professor Antônio Garcia Filho

Danielle Ramos Domenis, Universidade Federal de Sergipe

Professora Doutora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe - Campus Professor Antônio Garcia Filho

Kelly da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Professora Doutora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe - Campus Professor Antônio Garcia Filho

Raphaela Barroso Guedes-Granzotti, Universidade Federal de Sergipe

Professora Doutora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe - Campus Professor Antônio Garcia Filho

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Oliveira, T. R. de S., Souza, L. S., Dornelas, R., Domenis, D. R., Silva, K. da, & Guedes-Granzotti, R. B. (2017). Associação entre o aleitamento materno, introdução alimentar e desenvolvimento neuropsicomotor nos primeiros seis meses de vida. Distúrbios Da Comunicação, 29(2), 262–273. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p262-273

Edição

Seção

Artigos