Conhecimento de professores sobre estimulação da linguagem via narração de histórias

Autores

  • Aline Roberta Aceituno da Costa Docente do departamento de fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
  • Thais Cristina Barbosa Mariano Egressa do curso de fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
  • Ariadnes Nobrega de Oliveira Fonoaudióloga do departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
  • Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte Docente do departamento de fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru - USP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p330-341

Palavras-chave:

Estudos de Linguagem, Desenvolvimento Infantil, Contar histórias

Resumo

Objetivo: Este trabalho investigou o comportamento de contar histórias de professores e o preparo para a utilização das mesmas como entretenimento e como ferramenta de estimulação da linguagem. Métodos: 19 professoras de ensino infantil foram entrevistadas quanto a: 1) Formação e preparo para contar histórias; 2) Objetivos ao contar histórias; 3) Conhecimentos sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem e atividades de estimulação. Resultados: Os dados revelam que as professoras realizam atividades de contação de histórias em suas práticas cotidianas com alta frequência, creem que tal atividade se destaca positivamente no desenvolvimento da linguagem oral e escrita da criança, assim como na estimulação da criatividade, da imaginação e da memória. Porém, apresentam parco conhecimento sobre como realizar o preparo das histórias e o próprio preparo para realizar a atividade, sobre desenvolvimento de linguagem infantil e sobre como operacionalizar a inserção de atividades intencionais de estimulação de linguagem na narrativa oral. Conclusão: os professores realizam atividades de narração de histórias em suas práticas cotidianas e acreditam ser fator fundamental no desenvolvimento da linguagem oral e escrita da criança, bem como a da criatividade, imaginação, aprendizado e memória, porém, os profissionais receberam pouco ou nenhum preparo formal e não se expõem a apresentações profissionais.

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Biografia do Autor

Ariadnes Nobrega de Oliveira, Fonoaudióloga do departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru - USP

Fonoaudióloga. Mestre e Doutora em Saúde Coletiva. Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru-USP.

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Costa, A. R. A. da, Mariano, T. C. B., Oliveira, A. N. de, & Crenitte, P. A. P. (2017). Conhecimento de professores sobre estimulação da linguagem via narração de histórias. Distúrbios Da Comunicação, 29(2), 330–341. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p330-341

Edição

Seção

Artigos