Conhecimento de professores sobre estimulação da linguagem via narração de histórias
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p330-341Palavras-chave:
Estudos de Linguagem, Desenvolvimento Infantil, Contar históriasResumo
Objetivo: Este trabalho investigou o comportamento de contar histórias de professores e o preparo para a utilização das mesmas como entretenimento e como ferramenta de estimulação da linguagem. Métodos: 19 professoras de ensino infantil foram entrevistadas quanto a: 1) Formação e preparo para contar histórias; 2) Objetivos ao contar histórias; 3) Conhecimentos sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem e atividades de estimulação. Resultados: Os dados revelam que as professoras realizam atividades de contação de histórias em suas práticas cotidianas com alta frequência, creem que tal atividade se destaca positivamente no desenvolvimento da linguagem oral e escrita da criança, assim como na estimulação da criatividade, da imaginação e da memória. Porém, apresentam parco conhecimento sobre como realizar o preparo das histórias e o próprio preparo para realizar a atividade, sobre desenvolvimento de linguagem infantil e sobre como operacionalizar a inserção de atividades intencionais de estimulação de linguagem na narrativa oral. Conclusão: os professores realizam atividades de narração de histórias em suas práticas cotidianas e acreditam ser fator fundamental no desenvolvimento da linguagem oral e escrita da criança, bem como a da criatividade, imaginação, aprendizado e memória, porém, os profissionais receberam pouco ou nenhum preparo formal e não se expõem a apresentações profissionais.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Aline Roberta Aceituno da Costa, Thais Cristina Barbosa Mariano, Ariadnes Nobrega de Oliveira, Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.