Potencial evocado auditivo de longa latência (P300) em adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p309-317Palavras-chave:
Eletrofisiologia, Potencial evocado P300, Audição, Fonoaudiologia, Nível socioeconômicoResumo
Introdução: O P300 é um procedimento objetivo para avaliação da função auditiva. O eliciar de seus componentes envolve áreas corticais relacionadas à percepção, atenção, memória auditiva e mecanismos de cognição. Objetivo: avaliar as latências dos componentes N1, N2, P1, P2 e P3 em adolescentes segundo variáveis sócio-econômico-demográficas, educacionais, e estado nutricional. Método: Estudo do tipo série de casos envolvendo 32 adolescentes de 13 a 18 anos, de ambos os sexos, das escolas públicas do Recife - PE. Foram analisados os componentes do P300 com 200 estímulos mediante uso do equipamento Smart Ep Intelligent Hearing Systems (I.H.S). Resultados: Observou-se que os adolescentes com repetência escolar apresentaram prolongamento da latência do componente P1 maior (p= 0,04), quando comparados aos adolescentes sem registro de repetência escolar, assim como adolescentes da maior classe social apresentaram melhor latência (p= 0,03) no componente P3, quando comparados com aqueles de menor classe social. Conclusão: Prolongamento na latência dos componentes P1 e P3 foram encontrados em adolescentes com repetência escolar e com nível socioeconômico mais baixo.
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Copyright (c) 2017 Maria da Soledade Rolim do Nascimento, Elisangela Barros Soares-Mendonça, Mariana Carvalho Leal, Lilian Ferreira Muniz, Alcides da silva Diniz
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