Adesão e satisfação de professores participantes do Programa Integral de Reabilitação Vocal

Autores

  • Bárbara Oliveira Souza Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Iara Guirão Tonon Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Evelyn Vanessa Silva Souza Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Bárbara de Faria Morais Nogueira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Silvana Pereira da Silva Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Karoline Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Adriane Mesquita de Medeiros Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p284-291

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Distúrbios da Voz, Docentes, Saúde do Trabalhador, Satisfação do Paciente, Cooperação do Paciente

Resumo

Objetivo: analisar a adesão e a satisfação de professores participantes de um Programa Integral de Reabilitação Vocal – PIRV. Método: estudo realizado com prontuários de 31 professores da rede municipal de ensino de Belo Horizonte - MG, atendidos em um projeto de extensão universitária. Foram analisadas as variáveis: idade, sexo, tempo de profissão, ciclo de ensino, turnos de trabalho, número de vezes em que os exercícios foram realizados em casa, frequência de participação dos professores e opinião/satisfação sobre o PIRV. Foi realizada a análise descritiva dos dados e medidas de associação entre as variáveis utilizando o teste Qui-Quadrado de Pearson ou Exato de Fisher. Resultados: observou-se um número reduzido de média de faltas (0,37) durante o período de execução do PIRV. Quanto à opinião dada pelos participantes, a maioria foi excelente (74,19%). Nenhum professor executou em casa a quantidade de exercícios recomendados pelo treinamento (84 repetições). 48,4% dos participantes realizaram os exercícios entre 41 a 69 repetições no total. Não houve significância estatística na análise da associação entre as variáveis utilizadas no estudo e o número de exercícios realizados em casa. Conclusão: os professores apresentaram boa adesão ao PIRV quanto à presença nas sessões e dificuldade na realização dos exercícios em casa conforme a recomendação. Quanto à opinião dos participantes, observou-se satisfação em relação ao programa.

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Publicado

2017-06-29

Como Citar

Souza, B. O., Tonon, I. G., Souza, E. V. S., Nogueira, B. de F. M., Silva, S. P. da, Ribeiro, K., & Medeiros, A. M. de. (2017). Adesão e satisfação de professores participantes do Programa Integral de Reabilitação Vocal. Distúrbios Da Comunicação, 29(2), 284–291. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p284-291

Edição

Seção

Artigos