Adesão e satisfação de professores participantes do Programa Integral de Reabilitação Vocal

Autores

  • Bárbara Oliveira Souza Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Iara Guirão Tonon Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Evelyn Vanessa Silva Souza Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Bárbara de Faria Morais Nogueira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Silvana Pereira da Silva Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Karoline Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Adriane Mesquita de Medeiros Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p284-291

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Distúrbios da Voz, Docentes, Saúde do Trabalhador, Satisfação do Paciente, Cooperação do Paciente

Resumo

Objetivo: analisar a adesão e a satisfação de professores participantes de um Programa Integral de Reabilitação Vocal – PIRV. Método: estudo realizado com prontuários de 31 professores da rede municipal de ensino de Belo Horizonte - MG, atendidos em um projeto de extensão universitária. Foram analisadas as variáveis: idade, sexo, tempo de profissão, ciclo de ensino, turnos de trabalho, número de vezes em que os exercícios foram realizados em casa, frequência de participação dos professores e opinião/satisfação sobre o PIRV. Foi realizada a análise descritiva dos dados e medidas de associação entre as variáveis utilizando o teste Qui-Quadrado de Pearson ou Exato de Fisher. Resultados: observou-se um número reduzido de média de faltas (0,37) durante o período de execução do PIRV. Quanto à opinião dada pelos participantes, a maioria foi excelente (74,19%). Nenhum professor executou em casa a quantidade de exercícios recomendados pelo treinamento (84 repetições). 48,4% dos participantes realizaram os exercícios entre 41 a 69 repetições no total. Não houve significância estatística na análise da associação entre as variáveis utilizadas no estudo e o número de exercícios realizados em casa. Conclusão: os professores apresentaram boa adesão ao PIRV quanto à presença nas sessões e dificuldade na realização dos exercícios em casa conforme a recomendação. Quanto à opinião dos participantes, observou-se satisfação em relação ao programa.

Downloads

Metrics

PDF views
1,838
Jul 01 '17Jul 04 '17Jul 07 '17Jul 10 '17Jul 13 '17Jul 16 '17Jul 19 '17Jul 22 '17Jul 25 '17Jul 28 '179
| |

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Souza, B. O., Tonon, I. G., Souza, E. V. S., Nogueira, B. de F. M., Silva, S. P. da, Ribeiro, K., & Medeiros, A. M. de. (2017). Adesão e satisfação de professores participantes do Programa Integral de Reabilitação Vocal. Distúrbios Da Comunicação, 29(2), 284–291. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p284-291

Edição

Seção

Artigos